UTILIZE FMEA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS E OPORTUNIDADES DE MELHORIA

A Análise FMEA (Failure Modes, Effects Analysis), é uma ferramenta utilizada com o intuito de reduzir a incidência de falhas em produtos, processos, etc. Quando bem utilizada, proporciona resultados significativos para a economia e produtividade da Organização.

Sua elaboração consiste, resumidamente, em listar as situações que podem apresentar riscos, quais são esses riscos, a probabilidade, severidade e detecção de sua ocorrência.

O cálculo do risco (RPN) é feito através do cálculo: Ocorrência x Severidade x Detecção

Ocorrência

Aqui deve ser identificada a frequência em que a falha ocorre.

Severidade

Aqui deve ser identificado quão grave é a falha e seus efeitos.

Detecção

Aqui deve ser analisado se o cliente pode ou não identificar a falha.

A partir dessas informações, é possível ter clareza para identificar as prioridades que devem ser tratadas. Por fim, devem ser determinadas quais ações serão necessárias para a tratativa dessas ocorrências. Ocasionando diminuição ou eliminação da mesma.

É muito importante determinar quem serão os responsáveis pelo acompanhamento das ações. É preciso fazer um monitoramento periódico para verificar se houve melhoria no produto/processo. Além disso, o monitoramento se faz necessário pois falhas que não são uma prioridade hoje, podem se tornar prioridade amanhã, e vice-versa. Afinal, os riscos que são tratados e diminuídos/eliminados, deixam de ser prioridade.

Contudo, podemos perceber que o FMEA proporciona melhoria contínua na Organização. Com a ferramenta é possível identificar as falhas antes que elas ocorram, prevenindo riscos e abrindo os olhos da equipe para as oportunidades de melhoria. Dessa maneira, garante-se melhor qualidade dos produtos/serviços, cultivando uma equipe unida e que busca os melhores resultados.

Afinal, evitar o erro é infinitamente mais simples do que concertá-lo depois de suas ocorrências. Além de ter que aplicar ações corretivas, é necessário lidar com as consequências.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!