TENHA UMA EQUIPE COMPROMETIDA COM A GESTÃO DA QUALIDADE

Primeiro de tudo, é necessário entender que você está lidando com PESSOAS. Portanto, simplesmente começar a despejar um monte de tarefas não vai fazer com que essa pessoa se sinta comprometida em dar o seu melhor. Por isso, a base de tudo é a comunicação.

O comprometimento depende do entendimento. O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que se a sua equipe não tem total entendimento dos motivos pelos quais executam determinadas funções e qual a importância e as consequências dessas ações, eles não irão dar o seu melhor. Pelo simples fato de que não irão entender a sua importância no processo. Não se sentir útil com certeza é uma grande desmotivação.

Pratique a empatia com a sua equipe. Conheça-os, troque ideias, busque proximidade para entender as particularidades de cada um. Não saia delegando tarefas sem explicações. Conversas informais também fazem parte do trabalho de um líder. Afinal, as pessoas são diferentes umas das outras, portanto, é necessário saber lidar com as diferenças de cada uma delas.

Quando cada um entende o porquê de estar fazendo algo e a importância executar tal atividade da melhor maneira que puder, é aí que vem a motivação. Faça-os enxergar que são fundamentais para o sucesso, que um erro ou uma tarefa mal executada pode gerar impactos realmente negativos. Por outro lado, se a tarefa for executada com excelência terão impactos extremamente positivos.

Mostre dados reais, como: Defeitos de produtos, melhorias de produtos, qualidade de serviço prestado, feedback de clientes, etc. Faça isso de forma a demonstrar a importância de cada um para que o resultado final seja satisfatório.

Invista em treinamentos, em comunicação, faça elogios, faça críticas construtivas, enfim o importante é buscar formas de estar conectado sempre. Desenvolva uma equipe interativa, que se envolve e troque ideias.

Quanto maior for o domínio e o entendimento de cada um em sua função, melhores serão os resultados. O caminho para isso não é fácil, requer paciência e espírito de liderança.

“Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua, são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes.” – Marcelo Sousa da Silva

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