SUPERE DESAFIOS NA GESTÃO DA QUALIDADE COM A COMUNICAÇÃO

Sabemos que a comunicação é algo fundamental no nosso dia-a-dia. Estamos o tempo todo utilizando a comunicação de alguma forma. Porém, o que devemos entender é que no mundo dos negócios, saber como se comunicar, o que comunicar e quando comunicar faz toda a diferença.

Uma Organização com uma comunicação falha, não consegue disseminar suas visões, missões e valores, e acima de tudo, suas METAS. Dessa forma o time não sabe para que fim está executando determinada função. Assim tudo se torna muito automático, ninguém se sente motivado a buscar melhorias, ninguém realmente se envolve com aquilo que está fazendo.

O resultado disso tudo? Uma empresa que não possui uma boa gestão. Onde os profissionais não sabem para que direção devem ir. Isso acarreta em resultados inesperados e problemas impossíveis de serem solucionados, devido à má formação da equipe. Além de, por consequência de todos esses fatores, entregar ao consumidor produtos que geram insatisfação.

Percebe o que é a falta de informação? Uma empresa precisa ter objetivos, mais do que isso, precisar saber a importância de comunicar esses objetivos para as partes interessadas.

É claro que não é para sair comunicando tudo para todos. É necessário ter bom senso, planejamento. Encaminhar as informações para as pessoas certas é essencial para que não vire bagunça. Afinal, isso pode fazer com que a equipe perca o foco e acabe perdendo o rumo durante o processo.

Por todos esses motivos, digo que a gestão da qualidade (que é a precursora da definição de padrões, melhorias, etc.) depende totalmente de uma boa comunicação para garantir a eficiência do time. Somente com muito diálogo é possível trocar ideias, aprimorar resultados, garantir que todos caminhem em busca do mesmo objetivo, e o mais importante, entender as necessidades do consumidor.

Entender a importância da comunicação é assumir que precisamos uns dos outros para crescer.

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