SAIBA TUDO SOBRE GESTÃO A VISTA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO

Você já ouviu falar em Gestão a Vista? Vamos falar sobre isso hoje, para entender sua real importância para a gestão.

Bom, antes de mais nada, é preciso que você entenda algo que sempre pregamos aqui no Blog: Uma gestão eficaz é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Outro ponto fundamental, é ter todo o time realmente envolvido com as metas e buscando resultados satisfatórios.

Já falamos aqui sobre algumas ferramentas e caminhos para desenvolver a competência e comprometimento da equipe, bem como, facilitar e melhorar os resultados alcançados, garantindo a excelência da qualidade.

Entretanto, sabemos que buscar maneiras de otimizar nosso tempo é essencial, por isso devemos considerar que quanto mais ferramentas tivermos a nossa disposição, melhores serão os resultados. Então, vamos abordar mais uma ferramenta, que pode te ajudar muito, vamos lá:

GESTÃO A VISTA: O QUE É?

Bom, como o nome mesmo já pressupõe a Gestão a Vista se trata de deixar as informações “a vista” de todos os interessados. É uma forma de facilitar as atividades do dia-a-dia, prevenir riscos, envolver a equipe e otimizar o tempo para tomadas de decisão.

É claro que, ao inserir essa metodologia na cultura organizacional, é preciso ter coerência. “Jogar” as informações não irão ajudar em nada na rotina da sua equipe. É necessário saber quais informações são importantes para determinado “público” e qual a melhor maneira de deixa-las a vista.

Se usada corretamente, os resultados serão facilmente notados.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO A VISTA?

Os benefícios são muitos! Para começar, sabemos que para melhorar algo, precisamos medir nossos resultados certo? Com a gestão a vista, isso se torna possível. Outro ponto a ser considerado é a prevenção de riscos. Se temos contato com as informações importantes a todo o tempo, identificar possíveis “riscos” se torna mais fácil, além de acabar se tornando um hábito, devido a facilidade de acesso às informações.

Equipe unida, jamais será vencida!

Esse é um ponto crucial para atingir o sucesso: comprometimento! Se todos se comprometem com o mesmo objetivo, os resultados (obviamente) serão atingidos com êxito. Porém, para motivar os colaboradores e coloca-los em uma mesma sintonia, é preciso motivá-los. A gestão a vista tem a função de mostrar a cada um, a importância de suas ações e quais resultados estão sendo alcançados com elas. Quando nos sentimos úteis e reconhecidos, a tendência é nos entregarmos muito mais naquilo que nos propomos a fazer.

Além disso, dessa maneira, as pessoas possuem um “norte”, o que facilidade a tomada de decisões. Para que possamos melhorar, é primordial sabermos onde estamos errando.

Existem várias maneiras de fazer gestão a vista: kanban, instruções de trabalho, acompanhamento de metas e por aí vai. Mas hoje, falaremos dos Dashboards!

DASHBOARDS PARA GESTÃO A VISTA

Os Dashboards facilitam a vida de quem trabalha com gestão. Profissionais que já utilizam, com certeza irão concordar comigo.

Para quem não sabe, os dashboards são gráficos de gestão a vista e podem ser utilizados em softwares de gestão. Esses gráficos apresentam informações relevantes para a prevenção de riscos, melhoria contínua e acompanhamento do alcance (ou não) das metas. Utilizando-o, é possível identificar exatamente onde estão os problemas, e agir direto na raiz, otimizando o tempo para solucioná-los.

Além disso, identifica-se também quem são os responsáveis por determinadas atividades. Isso possibilita o incentivo dos colaboradores por meio de recompensas. Por exemplo: o departamento que apresentar os melhores resultados no final do semestre, é recompensado com um bônus. É claro que é preciso tomar cuidado para não tornar o ambiente de trabalho competitivo, é essencial passar a mensagem de que se todos trabalharem juntos, todos terão melhores retornos.

Com um software de gestão que ofereça a gestão a vista é possível controlar quantidade e prazos de não conformidades, identificar indicadores fora da meta, quais são os departamentos com o maior número de pendências, etc.

Se quiser saber mais sobre um software de gestão, basta clicar aqui!

Se você gostou desse conteúdo, assine nossa Newsletter e acompanhe os próximos conteúdos! Ah, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.