SAIBA MAIS SOBRE OS MODELOS DE GESTÃO!

Todos que vivem em um meio organizacional deveriam, ao menos, saber o que é gestão. Entretanto (acredite ou não), muitos ainda não sabem. Bom, o fato é que a gestão está presente tanto em nossa vida pessoal, como também na profissional, e é dessa segunda que falaremos hoje.

O ato de gerenciar é fundamental para um negócio dar certo e ter sucesso. A grosso modo, o gestor tem a função de direcionar a equipe e acompanhar os processos e resultados para garantir que as metas sejam alcançadas. Ou seja, é necessário administrar todas as etapas do processo, analisar o desempenho da equipe e identificar pontos de melhoria. É um ciclo contínuo.

O fato é que, diferentes negócios possuem diferentes necessidades. Então, não existe um caminho certo a seguir, ou uma fórmula mágica a ser utilizada. Existem diversos modelos de gestão e cabe aos gestores e responsáveis identificar a que mais se encaixa no contexto da organização.

 Hoje vamos falar de 3 dos principais tipos de gestão. Acompanhe e entenda melhor cada um:

GESTÃO FOCADA EM PROCESSOS

Nesse modelo o ponto crucial é a atenção aos detalhes. Os mínimos detalhes importam, porque cada ponto melhorado conta, e muito.

O gestor e a equipe devem estar atentos a cada fase do processo e aprimorá-lo constantemente. Uma equipe bem treinada, capacitada e comprometida é o ponto chave para garantir o sucesso desse tipo de estratégia.

Lembre-se sempre: Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Jamais atingiremos a perfeição e, além disso, o mercado não é estático, tudo muda o tempo todo.

GESTÃO FOCADA EM RESULTADOS

Os resultados são o ponto principal nesse modelo de gestão. Aqui, o caminho percorrido não é a preocupação principal (não que deixe de ter importância). A questão é que a “eficácia” das ações tomadas serão medidas pelos resultados que foram alcançados.

Se a meta foi alcançada ou melhor ainda, foi excedida, significa que tudo está saindo conforme o planejado. Se a meta não foi atingida, significa que existem ações corretivas a serem feitas e melhorias a serem implantadas.

GESTÃO FOCADA EM EXCELÊNCIA

Esse é um modelo focado é exceder expectativas, ir além do básico. Ter qualidade não é suficiente, ser ótimo não é suficiente. É necessária uma equipe inspirada em entregar o melhor, nada menos que a excelência.

Existem várias vertentes que devem ser levadas em consideração nesse modelo. Existem oito fundamentos da excelência que devem ser levados em consideração:

  • Pensamento sistêmico;
  • Aprendizado organizacional e inovação;
  • Liderança transformadora;
  • Compromisso com as partes interessadas;
  • Adaptabilidade;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Orientação por processos;
  • Geração de valor.

Se quiser mais sobre esse modelo, está disponível no site da FNQ.

Existem outros diversos modelos de gestão como: focado em geração de valor, modelo democrático, modelo autocrático e por aí vai. Se quiserem saber mais sobre esses outros modelos, deixem nos comentários e nós trazemos para o Blog.

Um ponto muito importante é que os modelos de gestão podem ser trabalhados em conjunto, um complemente o outro. Portanto, não é necessário escolher apenas um. Saiba quais são necessários na estratégia que você deseja traçar, e use-os com sabedoria.

A gestão é a alma do negócio e precisa fazer parte da cultura da organização.