Quais são as dificuldades dos profissionais da qualidade?

Os profissionais da qualidade enfrentam várias dificuldades na implantação de um sistema eficaz, pois necessitam do apoio de seus colaboradores e da confiança da alta direção. Para conseguir isso precisam estabelecer metas e passar credibilidade, além de ter estratégias para envolver a equipe.

Se por um lado, os colaboradores precisam de incentivo por meio de recompensas (elogios, salário justo, ambiente organizado e saudável). Por outro, a diretoria necessita ter uma visão clara do retorno que terão investindo em uma boa gestão.

Se o profissional não tiver uma visão muito clara daquilo que precisa, será muito difícil convencer alguém a entrar nessa jornada com ele. As pessoas precisam ser inspiradas e saber exatamente onde estão pisando. Além de saber quais são as consequências de tomar determinada decisão. Portanto, se não houver foco, metas bem estabelecidas e as ações necessárias não forem feitas rotineiramente, não haverá bons resultados. Com isso também não haverá uma equipe envolvida.

Ainda existe certa resistência com o setor da qualidade por parte das empresas. A função dos profissionais é ir se inserindo aos poucos, até tornar-se parte da cultura da organização. Não é um trabalho fácil, por isso é importante ter total dedicação e persistência.

A verdade é que, toda profissão traz suas dificuldades, no caso dos profissionais da qualidade, a dificuldade está em envolver a equipe. Porém, com trabalho um bem feito e paciência, tudo dá certo. Assim, quando menos se espera a empresa já está seguindo padrões e entregando aos clientes produtos de qualidade.

O importante mesmo é estar certo daquilo que quer alcançar e não desistir. Enfrente as dificuldades e seja um bom líder, empenhe-se em passar credibilidade para sua equipe. O segredo está em fazer aquilo que  gosta, dando o melhor de si e ter sempre em mente que ninguém conquista nada sozinho. Portanto, cultive um bom relacionamento com todos os envolvidos.

“Liderar é estabelecer uma sociedade entre o líder e sua gente.” (Ken Blanchard)

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!