Porque Utilizar o Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que tem como princípio promover a ideia de que a maioria dos problemas que ocorrem, se originam de uma pequena quantidade de erros. Por isso, o ideal é encontrar a raiz dos prejuízos, eliminando assim, vários erros de uma só vez.

Com isso em mente, será possível melhorar consideravelmente o número de não conformidades e em menor período de tempo. Para que o processo funcione é essencial que a equipe esteja em sintonia, que busquem pelas informações e organize-as. Desta forma, fica muito mais simples visualizar quais são as maiores falhas ocorridas.

Posteriormente, identifique quais problemas essas falhas causam para a empresa. Depois analise a frequência de cada problema. Faça uma lista em ordem decrescente (do mais frequente ao menos frequente).

O Diagrama de Pareto utiliza uma psicologia que divide as falhas em duas categorias: “Pontos Vitais” e “Pontos Triviais”. Assim, a equipe consegue separar os problemas que precisam de maior atenção e concentrar-se neles.

O melhor caminho para garantir a eliminação dos problemas é identificando suas causas. Há uma “regra” que diz que 80% dos erros são consequência de 20% dos problemas. Podemos perceber que se somarmos todos os esforços da equipe nos  20% das falhas mais recorrentes, estaremos eliminando 80% dos problemas.

Por exemplo: Se eliminamos 20% dos “defeitos” que geram 80% das reclamações recebidas por determinada empresa, garantimos a satisfação de 80% dos consumidores.

Portanto, podemos perceber que essa ferramenta direciona as ações da equipe. Ao invés de se perder em meio à inúmeros problemas, ou até mesmo solucionar ocorrências que não são tão importantes, prioriza-se aquilo que trará maiores benefícios para a organização.

“Se você se encontrar em um barco vazando cronicamente, a energia dedicada em mudar de embarcação provavelmente será mais produtiva do que a energia aplicada em consertar os furos. ”  – Warren Buffett.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!