Porque utilizar indicadores de desempenho?

Porque utilizar indicadores de desempenho? Apesar de muitas pessoas não saberem, monitorar o desempenho da empresa é essencial para o se manter em crescimento. Isso porque só é possível saber se as coisas estão evoluindo se houver algum método que mostre de forma clara quais metas estão sendo atingidas, em que pontos estão havendo falhas e até mesmo em que pontos podem haver melhorias.

Vamos falar um pouco sobre como utilizar os indicadores de desempenho a favor do seu negócio? Vamos lá:

A importância dos indicadores

Só é possível alcançar os objetivos se houver um bom planejamento e monitoramento periódico de todos os resultados alcançados. O gestor da qualidade deve saber a importância dos indicadores e cobrar da equipe que fiquem de olho nos procedimentos. Somente assim terão como saber se os métodos utilizados são apropriados para alcançar os resultados almejados e se precisam/podem ser aprimorados de alguma maneira.

Na etapa do planejamento são estabelecidas todas as metas que a organização deseja atingir em determinado espaço de tempo. A única maneira de saber se a equipe está caminhando na direção certa, é utilizando indicadores que mostrem os resultados das ações realizadas internamente.

Assim é possível prevenir que o cliente receba menos do que o esperado. Além de implantar melhorias que possibilitam entregar algo melhor do que o prometido.

É essencial que toda a equipe esteja empenhada em medir seu desempenho e aperfeiçoar tudo aquilo que pode ser melhorado. Lembre-se sempre, quanto antes solucionamos os problemas, menores são os impactos sofridos pela equipe. Isso torna a empresa mais competitiva diante do mercado e dos consumidores.

O segredo do sucesso está em ter um bom gerenciamento interno. Nesse sentido, um software de gestão que possua um módulo voltado para indicadores pode ser um grande aliado.

“O que não é medido não é gerenciado.” – William Edwards Deming.