Porque Utilizar Análise SWOT para Gestão de Riscos?

A gestão de riscos está mais presente do que nunca nas organizações que possuem preocupação com a qualidade. A verdade é que além de encontrar possíveis problemas, a gestão de riscos também serve para abrir os olhos para oportunidades.

Com isso nos perguntamos: Porque Utilizar Análise Swot para Gestão de Riscos? A Análise SWOT pode facilitar consideravelmente o planejamento estratégico.

SWOT é uma sigla em inglês onde:

  • S: Strenghts (Força)
  • W: Weaknesses (Fraqueza)
  • O: Opportunities (Oportunidades
  • T: Threats (Ameaças)

Na prática essa ferramenta auxilia na identificação e organização dos riscos. As forças e fraquezas estão ligados à fatores internos da empresa, portanto é necessário fazer uma análise dos pontos positivos e negativos. Por exemplo:

Força – Equipe integrada e comprometida com a qualidade

Fraqueza – Falta investimento em novas tecnologias

Esses são fatores internos e que dependem da equipe e das estratégias internas da Organização. As oportunidades e ameaças, por outro lado, tratam-se de fatores externos. Por exemplo:

Oportunidade – A empresa tem se destacado diante da concorrência

Ameaças – Crise econômica

Neste caso, é necessário olhar para fora. Analisar os concorrentes, as necessidades do consumidor, a situação econômica do local onde a empresa atua, etc.

Muitas pessoas não veem a importância da SWOT por ser uma ferramenta simples, mas é exatamente por isso que ela deve ser explorada. É simples, mas pode facilitar, e muito, o planejamento. Quando realizada cuidadosamente possibilita ter uma visão clara do posicionamento da empresa e quais são as questões que devem ser melhoradas.

É importante deixar claro que a Análise SWOT auxilia a gestão de riscos, porém, existem outras ferramentas que também devem ser utilizadas em conjunto para garantir que os resultados esperados sejam alcançados.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!