Porque a gestão da qualidade é tão importante?

Cada dia mais as empresas tornam-se conscientes da importância de implantar um bom sistema de gestão. Com isso estão passando a investir mais em qualidade. Isso ocorre porque a competitividade aumenta cada vez mais e com isso os consumidores se tornam mais cuidadosos e detalhistas. Tornando-se necessário diferenciar e buscar inovar constantemente as estratégias internas para surpreendê-los com soluções diferenciadas.

Uma gestão eficiente minimiza os riscos e garante a qualidade final do produto/serviço. O que por sua vez, nos recompensa com a satisfação do cliente. A eficácia depende de uma equipe de profissionais dedicados, comprometidos e dispostos a encontrar as melhores soluções e métodos para o SGQ.

A verdade é que as organizações dependem cada dia mais deste setor para ter sucesso. Se não houver o devido cuidado nessa etapa, as outras irão facilmente desmoronar.

Isso ocorre porque é necessário haver a devida preocupação em manter a ordem e buscar constantemente oportunidades de melhoria. É nesse momento que os processos devem ser executados com o maior cuidado possível. Apesar de ser importantíssimo estabelecer um padrão, também é essencial deixar fluir a criatividade para encontrar métodos inovadores que nos levem a resultados diferentes.

A gestão da qualidade tem a função de organizar as ideias e sistematizar os processos que serão necessários para alcançar determinado objetivo. Desta maneira mantem-se os parâmetros o que possibilita destaque diante da concorrência.

Quando a empresa se dá conta da importância de ter o controle da qualidade e consegue reunir uma equipe competente, é possível dar um passo enorme em direção a reconhecimentos. Não somente por parte dos consumidores, como também de órgãos certificadores. Estes se encarregam de mostrar a preocupação que a empresa tem de atender seus clientes da melhor maneira possível.

Sistemas baseados nas normas da ISO 9001, por exemplo, trazem grandes resultados tanto internos como externos. Pois além de permitir melhor organização e eficácia nas atividades da empresa, irá gerar uma credibilidade muito maior na visão do público se a mesma alcançar a certificação.

O fato é que neste contexto competitivo e com consumidores muito mais exigentes, é necessário começar a olhar o mercado através dos olhos do público. Portanto, entenda como o seu cliente gostaria de ser atendido e o que ele realmente espera das suas soluções. A partir daí  é possível traçar as estratégias necessárias.

“Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua, são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes. ” – Marcelo Sousa da Silva

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