PESQUISA DE SATISFAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA

Já falamos aqui sobre a importância de estar sempre engajado com os consumidores. Já que suas necessidades e desejos mudam a todo momento. Sabemos que no cenário atual, são eles quem “ditam as regras” e por isso é tão importante atender suas expectativas.

O fato é que, para entender como atingir essas expectativas, precisamos saber exatamente o que eles esperam, do produto/serviço oferecido. Além disso, é essencial saber também o que eles NÃO esperam. Isso mesmo! De que adianta, por exemplo, investir em uma funcionalidade nova de determinado produto, se isso não irá encher os olhos do cliente?

É nesse contexto que entendemos a importância da pesquisa de satisfação.

Mesmo com todos os cuidados e atenção voltados para a qualidade e a melhoria constante do produto/serviço, fica difícil identificar pontos que muitas vezes não são expostos em conversas “informais”. Por isso, além de nutrir uma boa comunicação com os consumidores, elaborar pesquisas de satisfação periódica podem ajudar a identificar falhas e pontos de melhoria que muitas vezes estão gerando impactos negativos.

A pesquisa faz com que o consumidor realmente pense sobre o que lhe agrada em determinado produto/serviço, o que não lhe agrada. Faz até mesmo que ele pense no que pode ser melhorado. Além disso, a preocupação da empresa em saber sua opinião e entender suas necessidades, fazem com que o cliente se sinta importante para a marca. Mais do que isso, faz com que ele se sinta parte das melhorias e evoluções do produto/serviço. Isso sem dúvida é uma das melhores estratégias para gerar fidelização.

Sabemos que no contexto em que vivemos hoje, atentar-se aos detalhes é primordial. Esse pode ser um ponto de partida para se destacar. Sempre falamos da importância da qualidade, mas devemos também nos ater ao fato de que mais do que entregar qualidade, devemos entregar experiências inesquecíveis ao consumidor. Isso só é possível se buscarmos entendê-lo ao máximo. Dessa forma, torna-se possível desvendar desejos e necessidades que para a maioria, passará despercebido.

Se você acha que está fazendo o suficiente por seus clientes, faça um pouco mais.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!