OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DA QUALIDADE

Os profissionais da qualidade têm em suas mãos a responsabilidade de entregar ao consumidor aquilo que ele espera de determinado produto/serviço. Diria que até mais do que isso, esses profissionais tem o dever de entregar algo que exceda a expectativa do consumidor. Surpreender é o objetivo.

O fato é que para chegar ao resultado esperado, existem muitos desafios a serem superados ao longo do processo. Por esse motivo, o profissional da qualidade precisa possuir características, tais como: espírito de liderança, vontade de buscar melhorias constantemente, ser uma pessoa estratégica e comunicativa.

Isso porque para que seja possível alcançar resultados sempre melhores, é primordial nutrir uma equipe focada em buscar tais metas. Portanto, este profissional precisa ter uma boa comunicação com sua equipe. Para que, assim, consiga passar de maneira clara o que se espera de cada um deles, além de incentivá-los e inspirá-los a dar sempre o melhor de si.

Além de direcionar a equipe, também é necessário que sejam traçadas estratégias eficazes e que estejam de acordo com os objetivos da empresa. Afinal, mesmo com uma equipe preparada e envolvida, se as estratégias não são adequadas à realidade da organização, as metas não serão atingidas. Por isso, os objetivos da qualidade devem estar alinhados aos objetivos da empresa.

É necessário também um planejamento eficaz, para que no momento da execução dessas estratégias, tudo saia como o esperado.

É claro que, mesmo tomando todos os cuidados e precauções necessárias, podem haver imprevistos. É nesse momento que percebemos a importância de ter uma equipe focada e preparada para agir diante dos problemas. É papel do profissional da qualidade desenvolver uma equipe que sabe driblar riscos e não conformidades com agilidade e eficácia. Assim, evitam-se maiores consequências, e muitas vezes é possível até mesmo enxergar oportunidades de melhorias e inovações.

Percebe quantos detalhes e cuidados existem no processo? É por isso que esses profissionais devem ser valorizados. Para garantir uma gestão da qualidade eficaz, é preciso muito trabalho e foco.

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