OS 7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

GARANTA A EFICIÊNCIA DO SEU SGQ

O sistema de gestão da qualidade, como já sabemos, depende do comprometimento da equipe em seguir determinados padrões. Mas, que padrões são esses? Que caminho seguir para garantir bons resultados com o SGQ? Os 7 princípios da qualidade existem justamente para isso, direcionar a equipe a adotar uma gestão eficiente e que atendem os requisitos da norma ISO 9001.

Princípios da qualidade:

  1. Foco no cliente

Uma coisa que todos devem ter em mente é: O cliente é quem comanda o mercado. Aquela história de desenvolver produtos e serviços e depois criar o desejo no consumidor de consumi-lo ficou para trás. Hoje produtos e serviços devem ser criados e aprimorados com base no que o consumidor espera.

Portanto, foco no cliente é essencial. Afinal, somente com um bom relacionamento é possível acompanhar a mente do consumidor, que muda a todo momento e elaborar estratégias para antecipar desejos e exceder expectativas.

  1. Liderança

Somente com uma boa liderança é possível engajar a equipe e garantir que todos estejam alinhados a um mesmo objetivo. Para isso, é necessário deixar claro as estratégias que devem ser seguidas e criar condições para que seja possível coloca-las em prática.

Um bom líder inspira seu time a alcançar os melhores resultados.

  1. Engajamento das pessoas

O engajamento é primordial para o sucesso do SGQ. Todos, em todos os níveis da hierarquia da Organização devem estar engajados e capacitados nos objetivos da empresa.

Somente um time preparado e com metas bem estabelecidas, são capazes de atender as expectativas dos consumidores.

  1. Abordagem de processos

A abordagem de processos é essencial para atingir a excelência no SGQ. Quanto melhor for o gerenciamento dos processos, melhor será qualidade do produto/serviço final.

  1. Melhoria

A melhoria deve ser uma doutrina a ser seguida pela equipe. Dessa forma, a Organização sempre estará preparada para as mudanças e inovações. Ter foco em melhoria garante o aprimoramento constante de produtos e serviços.

Quanto maior a preocupação em melhorar a qualidade dos produtos/serviços, mais valor a empresa gera diante dos olhos dos consumidores. Além de garantir uma cultura interna de excelência.

  1. Tomada de decisão baseada em evidências

Aqui entra a importância dos indicadores de desempenho. A tomada de decisão baseada em dados concretos, garante a eficácia das ações tomadas. Isso ocorre porque a equipe pode analisar tudo que está trazendo bons resultados e tudo que está gerando não conformidades, ou que simplesmente necessita de melhorias.

Estabelecer estratégias com base em suposições é um risco muito maior do que quando nos baseamos em dados de ações que já foram realizadas.

  1. Gestão de relacionamento

A gestão de relacionamento com as partes interessadas é essencial para se manter engajado e conectado às mudanças.

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