O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EFICÁCIA DA GESTÃO

Acredito que todos já estão habituados com os termos “missão, visão e valores” não é mesmo? Vemos isso constantemente em qualquer site institucional que acessamos. Pois bem, apesar de muitas empresas possuírem uma missão, visão e valores, muitas não possuem total ciência da sua importância e, principalmente, do motivo pelo qual essas questões devem ser desenvolvidas.

O fato é que esses termos são o ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Todas as empresas necessitam de um plano bem feito, não só para entrar no mercado, mas para se manter nele. Muitas Organizações possuem anos de atuação, e não tem um planejamento traçado. Acredite, uma hora ou outra, essa falta pode te tirar do jogo. É realmente essencial saber quem é você no mercado.

PORQUE É TÃO ISSO É TÃO IMPORTANTE?

O que não faltam, são motivos. Primeiramente, se você está liderando/gerenciando um negócio, é imprescindível que você saiba exatamente aonde você quer chegar.

O raciocínio é bem simples: Como vou entregar bons resultados, se eu não sei quais são as metas a serem alcançadas? Digo mais, como vou cobrar comprometimento da minha equipe, se não os direciono? Como vou competir com meus concorrentes, se não sei quem eles são? Por fim, como vou identificar as ameaças e oportunidades se não sei em que contexto me encontro?

O mercado é amplo, e não basta saber o que eu estou vendendo. É preciso saber o porque estou vendendo isso, quais são as metas, quais são os benefícios, quais são os riscos e as oportunidades desse mercado, e por aí vai. O fato é que todas essas questões só podem ser respondidas se a missão e a visão da empresa estiverem bem claras. Quando reconhecemos quem somos e onde queremos chegar, é hora de traçar o planejamento estratégico!

Nesse momento, quanto mais detalhes forem estipulados, melhor. Tome muito cuidado ao traçar a estratégia, pois muitas vezes não são considerados os recursos disponíveis para a sua execução. É aí que nos perdemos e não conseguimos alcançar os objetivos. Portanto, não fuja da sua realidade, leve em total consideração o contexto da organização.

Com uma boa estratégia, é possível melhorar a comunicação interna da empresa. Consegue-se assim, um time com comprometimento e foco nos resultados. Afinal, todos estarão alinhados e em busca dos mesmos resultados, isso facilita, e muito, a troca de ideias e a possibilidade de melhorias.

Toda a preocupação e comprometimento internos, tendem a prover uma imagem positiva externamente. Portanto, não economize em planejamento e esteja constantemente incentivando a equipe a se comprometer com a qualidade.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!