O papel dos profissionais da qualidade no cenário atual

Desde muitos anos a qualidade é um tema que vem sendo abordado e aprimorado por diversos gurus como Deming, Ishikawa, Juran, Ford e por aí vai. Esses são alguns dos nomes que foram os responsáveis pelas maiores evoluções e reconhecimento da importância dos profissionais da qualidade.

Porque estou falando tudo isso? Para chegarmos no contexto atual.

Com essa base podemos perceber que a importância da qualidade e da gestão não é algo que surgiu a pouco tempo. Essa questão vem antes da globalização, da internet e outras tecnologias que conhecemos hoje. Isso porque mesmo sem toda essa urgência e imediatismo no mundo atual, a concorrência sempre foi uma realidade na sociedade capitalista.

A qualidade já foi vista como um diferencial, hoje é uma necessidade, diria mais, é uma obrigação.

O QUE MUDOU DE ALGUNS ANOS PARA CÁ?

Para começar, hoje o reconhecimento de que profissionais da qualidade são essenciais para qualquer Organização que visa se manter no mercado aumentou, e muito. É claro que ainda temos um caminho a percorrer, mas isso já uma conquista.

A concorrência aumenta todos os dias, a velocidade do mercado é assustadora e o turbilhão de informações torna os consumidores críticos, exigentes e os verdadeiros lideres do mercado. A qualidade é tão importante porque qualquer erro ou expectativa não atendida pode ser crucial e prejudicar um posicionamento de mercado que se demoram anos para ser conquistado.

A verdade é que, quanto mais próximo da perfeição for possível chegar, chegue. Se dar por satisfeito ou acomodar-se é fechar os olhos para a concorrência e também para as oportunidades que surgem a todo momento. É necessário estar sempre em busca de melhorias no padrão de qualidade, e quando falamos em padrão sabemos que precisamos de uma boa gestão.

E QUAL O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA QUALIDADE AFINAL?

Os profissionais da qualidade devem:

  • Garantir uma gestão eficaz

A gestão da qualidade depende diretamente dos profissionais da qualidade, certo? Portanto, garantir uma gestão eficaz é de sua responsabilidade. Acompanhar os processos, garantir que os resultados estão saindo conforme o planejado e evitar não conformidades estão dentre suas principais funções.

Como tudo ocorre cada vez mais rápido, a responsabilidade desses profissionais se torna cada vez maiores. O cuidado deve ser redobrado para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

  • Se adaptar às tecnologias

Tecnologias, como software de gestão da qualidade e automatização de processos por exemplo, vem para ajudar e trazer melhorias na qualidade. Entretanto, se a equipe não estiver preparada e bem treinada para se adaptar às novas formas de trabalhar, isso pode prejudicar todo o processo.

Use a tecnologia a seu favor, evite contratempos e esteja preparado para uma forma inovadora de fazer gestão. Esse é o caminho.

  • Identificar oportunidades de melhorias e inovações

A todo momento surgem novas oportunidades. A melhoria deve ser contínua. Até mesmo em casos de erros e não conformidades, existe uma oportunidade de inovar. É preciso ter cautela e jogo de cintura, mas as coisas devem ocorrer de forma rápida.

  • Assumir um papel de liderança

Uma equipe comprometida e capacitada é ponto de partida para o alcance de metas. Entretanto, para isso é necessário um líder em quem todos se inspirem e sintam-se seguros em segui-lo. Comunique-se, troque ideias e dê direcionamento para que todos saibam o que, como e quando devem exercer suas funções. Faça com que cada um se sinta importante para o todo.

Sem bons profissionais da qualidade, é impossível alcançar padrões que tornam a Organização competitiva. É por isso que são tão importantes e cada vez mais reconhecidos. Gostou desse conteúdo? Então vem ver esse texto em que falamos sobre a gestão da qualidade e a indústria 4.0.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!