O LÍDER TEM A MISSÃO DE INSPIRAR A EQUIPE

PRÍNCIPIOS DA QUALIDADE – LIDERANÇA

O líder tem a missão de inspirar a equipe e criar condições para que as metas da Organização sejam atingidas. O sucesso depende de uma boa liderança, e é por isso que a LIDERANÇA é um dos princípios da qualidade. O primeiro passo é entender a diferença entre liderar e comandar.

As empresas que possuem uma visão ampla, que buscam a qualidade e que enxergam o mercado atual de forma clara, sabem que um time de qualidade não possui chefes, possui líderes. Os chefes mandam, dão ordens, se colocam acima de seus comandados, e ainda não se inteiram dos acontecimentos internos e externos. Os líderes, por outro lado, direcionam a equipe, caminham junto, buscam manter relacionamentos, se informam, inovam e melhoraram constantemente.

Líderes não dizem simplesmente o que fazer, líderes fazem acontecer.

O líder tem a função de envolver as pessoas nos objetivos da Organização. Para que os resultados almejados sejam alcançados, é essencial que todos estejam alinhados e seguindo a mesma direção. Além disso, o engajamento da equipe é um gatilho para motivá-la a realizar suas funções com comprometimento e foco no alcance das metas. Um ambiente de trabalho organizado, onde as pessoas se sentem recompensadas por seus méritos e com um time unido é a chave para o sucesso.

Contudo, para tornar o sucesso possível é necessário implantar estratégias eficazes internamente. Estabelecer como as coisas devem ser feitas, quem irá executar e o que será necessário para sua execução é primordial.

O líder deve ter total conhecimento sobre a Organização e seu time, somente assim é possível traçar planos com base nas necessidades da empresa. Além de ser o motivador da equipe, também deve estar atento às questões externas. Saber a realidade do mercado atual é essencial na elaboração das estratégias e também estar preparado para possíveis contratempos. Os relacionamentos com fornecedores e clientes também devem ser uma preocupação constante.

Ser proativo, saber se relacionar, saber suas limitações, saber ouvir, ter em mente os valores da empresa em que atua, essas são características de um LÍDER.

“Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer” – Sam Walton.

Se você ainda não conferiu, veja também o nosso post que fala sobre OS 7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE e o post que falamos exclusivamente sobre o primeiro princípio FOCO NO CLIENTE.

Na semana que vem falaremos do 3º princípio da qualidade: Engajamento das Pessoas.

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