Melhoria Contínua na Gestão da Qualidade com Kaizen

É possível garantir a melhoria contínua na gestão da qualidade com Kaizen. Essa é uma filosofia de origem japonesa que tem como finalidade conscientizar as pessoas de que todos os dias devemos melhorar.

O Kaizen auxilia em algo que toda equipe procura: diminuição de custos e aumento da produtividade. Quando adotamos uma mentalidade de baseada em melhorias, perde-se o medo de investir em qualidade. Além de garantir um ambiente de trabalho integrado e organizado e incentivar o aperfeiçoamento constante da equipe.

Quando adotamos um padrão de qualidade as coisas tendem a fluir de uma maneira muito melhor. Isso faz com que a equipe tenha foco e realize suas tarefas com muito mais eficácia, além de possibilitar que hajam inovações diárias nos processos. O que é muito importante neste contexto midiático onde as pessoas buscam por inovações a todo o momento.

Para garantir a eficácia da metodologia Kaizen, é preciso utilizar algumas ferramentas da qualidade que permitem padronizar processos e ter uma visão melhor de tudo que necessita de melhorias. Algumas das principais ferramentas da qualidade:

– 5W2H

Estratégia que auxilia nas tarefas da empresa, pois ajuda a eliminar dúvidas e organizar as ideias. O que gera economia de tempo e faz com que os responsáveis por determinadas funções tenham uma visão mais clara dos objetivos da empresa.

– Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é um dos métodos mais utilizados na gestão da qualidade. Tem como finalidade identificar quais são as causas dos problemas (efeitos) que ocorrem dentro da empresa.

– Ciclo pdca

O PDCA consiste em: planejamento, execução, checagem e por fim, a ação que é a correção das falhas/erros que podem ser percebidos durante o processo.

É claro que existem várias outras ferramentas essenciais que não foram citadas. Porém, essas são algumas das que considero as mais importantes para a gestão da qualidade.

Para que o Kaizen seja eficaz é necessário o envolvimento de todos, inclusive os representantes da alta direção. Deve haver preocupação e monitoramento para que haja um controle das atividades. Dessa forma, é possível mensurar os resultados e saber se as melhorias esperadas estão sendo alcançadas.

“O que pode ser medido, pode ser melhorado” Peter Drucker

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