LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO

ITEM 5.1 – ISO 9001:2015

Segundo a norma ISO 9001:2015, a alta direção tem o dever de liderar e se comprometer com o SGQ. Isto é, a eficácia do sistema de gestão da qualidade da organização depende totalmente do envolvimento e direcionamento da diretoria.

Neste contexto, notamos a importância dos indicadores de desempenho. Já que a alta direção tem o dever de mostrar dados concretos, que mostrem claramente os resultados que estão sendo obtidos pela equipe de gestão. Somente assim, é possível identificar o que está indo bem, e o que necessita de melhorias.

Outro ponto que necessita de atenção é a política da qualidade. A política e objetivos da qualidade tem de caminhar de acordo com os objetivos da Organização. É essencial ter o entendimento de que a norma serve para ajudar e melhorar os processos da organização.

Portanto, ao invés de “criar” processos aleatórios para “atender a norma”, o correto é adequar a norma aos processos essenciais da organização. Ou seja, a norma serve como um direcionador para criar padrões e garantir a eficácia dos processos, e não para gerar burocracias desnecessárias.

A abordagem de processos e mentalidade de riscos também são citadas nesse item. Isso porque os colaboradores precisam ter total ciência da importância da sua função. É necessário que todos saibam que cada mínimo processo pode impactar de forma negativa ou positiva no resultado. Por isso executar sua função com comprometimento é primordial para garantir a qualidade do todo.

Além disso, atentar-se aos riscos deve ser uma preocupação constante, pois evita-los é muito mais fácil do que lidar com suas consequências, não é mesmo?

Para que tudo isso funcione bem, é claro que é necessário que hajam os recursos necessários. Afinal, como cobrar o comprometimento da equipe se a organização não oferece o necessário para a execução dos processos?

Ah, não podemos nos esquecer da COMUNICAÇÃO. Saber o que deve ser feito e como deve ser feito é primordial para garantir os resultados esperados. Além disso, entender o porque o SGQ é tão importante com certeza irá gerar maior comprometimento de todos.

Esteja sempre perto da sua equipe, dando todo o apoio necessário e incentivando-os a dar o seu melhor e seguir os padrões exigidos. Estar sempre analisando os resultados e implantando melhorias e inovações, não só garante a conformidade dos processos, mas o desenvolvimento de uma cultura responsável e que preza pela qualidade.

A melhor equipe do mundo não será capaz de alcançar bons resultados sem uma boa liderança que os direcione. Contudo, o líder não é capaz de executar as estratégias e chegar ao êxito sozinho. O envolvimento de todos é essencial, e entender o papel de cada um é primordial.

“Liderança sem compromisso não gera comprometimento” ― Misael S. Albuquerque.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!