LEAN MANUFACTURING PARA MELHORIA CONTÍNUA

O Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), como o nome mesmo diz, tem a função de eliminar desperdícios e otimizar o tempo. Esse termo surgir em 1990, através do livro “A Máquina que Mudou o Mundo.” Entretanto, esse sistema já existia há algum tempo e era utilizado na Toyota. O termo utilizado pela Toyota era TPS (Toyota Productions System).

O sistema de produção enxuta visa eliminar todos os desperdícios, ou seja, tudo aquilo que não agrega valor ao processo. A ideia é entregar a melhor qualidade com o menor custo possível. Para isso, o envolvimento da equipe com a melhoria contínua é primordial.

Sabe qual ferramenta pode ser usada para isso? Kaizen. Essa ferramenta traz a filosofia de que todos os dias podemos e devemos fazer melhor. A diminuição de custos e a melhoria da produtividade devem ser constantes.

Para o funcionamento do sistema, é necessário desenvolver uma equipe comprometida com a melhoria e a inovação. Isso porque, desperdícios sempre existirão, por isso é preciso que a evolução seja constante. É essencial estar atento aos detalhes e na busca pelas melhores soluções.

Todos na empresa devem estar envolvidos e seguindo o mesmo objetivo. Afinal, enquanto a visão sistêmica fica por conta dos responsáveis pela gestão, a visão prática será muito mais facilmente identificada pelos operários, que são quem desenvolvem as atividades. Percebe a importância de ter todos alinhados?

O Lean Manufacturing não é um sistema fácil de ser implantado. É necessário que o time esteja realmente empenhado na sua implantação para garantir que haja eficácia. Outro fator essencial, é conhecer muito bem o contexto da organização, afinal, cada ambiente possui suas particularidades. Cuidado para não enxugar processos demais, lembre-se sempre que o foco está em aumentar a qualidade e agregar valor ao que é entregue ao cliente.

O fato é, com o Lean Manufacturing necessita sim de muito empenho e comprometimento, mas traz resultados extremamente compensadores.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!