ISO 37001 – A norma anticorrupção que todos deveriam conhecer!

Você sabia que, de acordo com o IPC (Índice de Percepção da Corrupção) o Brasil ocupa a 105 ª posição, em um ranking onde existem 180 países. Ou seja, país é visto como um dos mais corruptos do mundo.

Alarmante não é mesmo?

Se a situação dos brasileiros não vai bem quando o assunto é comércio internacional, já que não somos bem vistos internacionalmente, podemos dizer que ultimamente a situação também não está muito boa na visão dos consumidores, que estão de olhos bem abertos.

Com tudo que ocorreu no Brasil nos últimos anos, as empresas começaram a se conscientizar sobre a importância de adotar uma política anticorrupção internamente. O objetivo é melhorar a relação, tanto com fornecedores internacionais, como também com o público-alvo.

Mas o que os consumidores tem a ver com isso?

Posso dizer que tudo? A verdade é que a sociedade, cada vez mais informada, diga-se de passagem, não compactua com empresas que praticam atos corruptos e antiéticos. Isso porque, todos nós sabemos que tais condutas, podem prejudicar a economia como um todo, e como sempre, que paga por isso são os cidadãos.

As pessoas estão realmente cobrando das empresas atitudes e políticas limpas, éticas e de acordo com a legislação. É por isso que hoje resolvemos falar de uma norma que vem se popularizando, com toda essa sequência de acontecimentos.

O que é a ISO 37001?

A ISO 37001 trata-se de um sistema de gestão antissuborno. A norma objetiva adotar uma conduta interna que minimize (ou elimine) práticas de suborno e corrupção. Por se tratar de uma norma internacional, ela é adaptável de acordo com a jurisdição de cada país.

Ao implementar as práticas da ISO 37001, a empresa passa por uma auditoria que verifica a conformidade das ações implantadas e dar (ou não) a certificação.

Em relação aos tipos de atividades da Organização, a norma aborda o suborno em:

  • setores público, privado e sem fins lucrativos;
  • pela organização;
  • pelo pessoal da organização atuando em nome da organização ou para seu benefício;
  • por parceiros de negócio da organização atuando em nome da organização ou para seu benefício;
  • suborno da organização;
  • pelo pessoal da organização em relação às atividades da organização;
  • por parceiros de negócio da organização em relação às atividades da organização;
  • suborno direto ou indireto (por exemplo, uma propina oferecida ou aceita um suborno oferecido ou aceito por meio ou por uma terceira parte).

Quais são os benefícios de obter essa certificação?

Dentre os principais benefícios podemos citar a abertura de portas para negociações nacionais e internacionais, a imagem da empresa frente aos consumidores e a melhoria no relacionamento com a equipe, que se sente muito mais apta a vestir a camisa da empresa.

Além disso, a certificação auxilia na redução de custos com processos legais e criminais, e ainda, tem forte influência na melhoria contínua dos processos internos.

Como alcançar essa certificação?

Bom, primeiramente você deve se informar sobre os requisitos da norma e preparar a sua equipe para as mudanças que estão por vir.

Para te ajudar nesse processo, recomendamos que você entre em contato com uma consultoria especializada que possa prestar o suporte necessário. A Qualtec é uma empresa de consultoria e treinamento, extremamente comprometida e pode te ajudar nesse processo. O melhor de tudo é que eles estão dando Workshops em diversos lugares a respeito da ISO 37001, essa pode ser a sua chance de tirar todas as suas dúvidas.

Se quiser saber mais sobre os Workshops, consultoria e como se certificar, basta clicar aqui e entrar em contato com a Qualtec.

Você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa certificação? Existem políticas internas que podem mudar totalmente o rumo da história do seu negócio. Não importa se é pequena, média ou grande, essa certificação faz toda a diferença frente a concorrência.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, e fique ligado no Blog que em breve teremos novos conteúdos. Aproveite e assine a nossa Newsletter clicando aqui!