INSPIRE NAS PESSOAS O DESEJO DE SER MELHOR

DIA MUNDIAL DA QUALIDADE

Hoje é dia mundial da qualidade. Então para quem ainda não se conscientizou sobre sua importância, hoje é um ótimo dia para se inspirar, não é mesmo?

É claro que TODO DIA é dia de agir pensando e buscando atingir os melhores resultados possíveis. Porém, hoje é um dia especial, em que todos podem unir forças e buscar lá no fundo o real significado da palavra QUALIDADE e a sua importância.

Falamos muito sobre a importância da gestão da qualidade, da melhoria de processos, das normas de certificação, etc. Tudo sempre visando a satisfação do cliente, sempre buscando ser o melhor no que fazemos para nos destacar diante da concorrência.

Só que no dia de hoje, quero que cada um busque dentro de si o desejo de ser melhor. O desejo de crescer a cada dia, de se tornar uma pessoa melhor e vencer desafios. Porque é isso que nos move, tanto no âmbito profissional como também no pessoal. Afinal, se buscamos ser melhor por nós mesmos, consequentemente entregamos o melhor para os outros.

É NESTE CONTEXTO QUE VAMOS FALAR SOBRE O TEMA DESTE ANO QUE É: “Celebrating Everyday Leadership” (Celebrando a Liderança Diária). Publicamos recentemente um artigo em nosso Blog sobre liderança, em que falamos que o líder é quem deve inspirar a equipe.

É exatamente isso, porque os resultados, as melhorias, a busca pela qualidade é responsabilidade de todos. Mas o direcionador, o comunicador, o inspirador do time é o líder.

A PERGUNTA É: COMO INSPIRAR A EQUIPE E FAZER COM QUE QUEIRAM SER MELHORES TODOS OS DIAS?

É aí que entra a importância da comunicação, e é aí que os líderes se diferenciam de “chefes”. Os líderes caminham juntos com a equipe, os “chefes” simplesmente dão ordens. Se comunicar é importante porque conhecer as pessoas com quem você trabalha é essencial.

Pessoas não são máquinas, elas não têm uma programação, ela tem dias bons e dias ruins. Por isso ter um líder que se relaciona e que inspira é tão importante, porque é um gatilho para que cada um busque o melhor de si sempre.

Só tem um jeito de inspirar pessoas: Conhecendo-as, sabendo suas forças e fraquezas e conquistando a confiança delas. Dessa forma, elas irão te seguir sem medo.

Lembre-se sempre que um bom líder aprende com outros líderes, mas também aprende diariamente com os seus liderados. Afinal, a melhoria deve ser contínua, já que a perfeição é inalcançável.

COMO FAZER COM QUE PESSOAS DIFERENTES, DE SETORES DIFERENTES TRACEM UM MESMO CAMINHO E BUSQUEM UM MESMO OBJETIVO?

ENGAJAMENTO, essa é a resposta. Uma empresa deve funcionar como um sistema, onde todos se comunicam, trocam ideias e se ajudam. Independente do setor ou da função, todos devem estar em sintonia.

Por isso é essencial que todos os líderes, de todos os setores, comuniquem o seu time sobre a importância da qualidade. A qualidade não é feita pelo setor de gestão da qualidade, a qualidade é feita por TODOS. A melhoria, o bom resultado depende do envolvimento de todos.

Inspirar não é trabalho do líder da qualidade, inspirar é trabalho de todos os líderes. A melhoria, a inovação, os bons resultados e a satisfação do cliente não são tarefas da equipe de gestão da qualidade, é uma tarefa de toda a equipe. “A união faz a força.”

É assim que se cria uma CULTURA DE QUALIDADE dentro de uma Organização. Trazendo de dentro de cada um, a vontade de ser melhor todos os dias.

“Nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser” – Ralph Waldo Emerson.

Adiamos o Post sobre MELHORIA em razão desse especial de dia mundial da qualidade, mas na semana que vem falaremos do 5º princípio da qualidade!

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