GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE

Bom, após ter visto a evolução da qualidade com os nossos “GURUS”, podemos concluir, em um raciocínio rápido que:

A essência da qualidade sempre foi, e continua sendo, a mesma. As mudanças que percebemos com a evolução desse conceito, é sua aplicação, métodos e ferramentas utilizadas para a otimização dos processos.

Outro fator que podemos observar, é que a gestão da qualidade costuma passar por mudanças de acordo com o cenário econômico em que o mercado se encontra. Isso se dá porque essas mudanças atingem diretamente os hábitos e expectativas dos consumidores em relação aos produtos/serviços. Além disso, o surgimento de novas tecnologias lança novos desafios e oportunidades de melhoria e inovação para o SGQ.

A gestão da qualidade não é um processo rápido de ser implantado em uma Organização, muito menos um processo “estático”. Ela requer o envolvimento e comprometimento de todos, e depende fortemente de uma liderança de excelência. Uma empresa só pode dizer que possui um sistema de gestão da qualidade implantado, quando este se torna parte da rotina da equipe, é uma cultura a ser fixada no ambiente corporativo.

Certificações, como a ISO 9001, são muito importantes e comprovam o compromisso do time com a qualidade. Entretanto, existem inúmeros casos em que o certificado serve apenas como “objeto decorativo”. Nesses casos, não se enganem, a falta de qualidade transparece nos resultados obtidos. Os consumidores são extremamente criteriosos, e atingir suas expectativas sem investir em qualidade, é impossível.

A QUALIDADE SE TORNA CADA VEZ MAIS ABRANGENTE DIANTE DE CONSUMIDORES CADA VEZ MAIS EXIGENTES.

Você está cometendo um grande erro se trata a qualidade como algo “pontual”. Cada vez mais, essa se torna uma questão organizacional e em constante evolução.

Os consumidores já não se satisfazem apenas com um produto/serviço de qualidade. Cada detalhe do processo conta. Eles estão avaliando a postura da Organização desde o primeiro atendimento, até questões mais profundas, como consciência ambiental e qualidade do ambiente de trabalho. Portanto, cada pequeno fator é critério para o posicionamento que a corporação terá diante do mercado.

Percebe como a qualidade se tornou um conceito amplo e fundamental para o alcance do sucesso? Sem contar a necessidade de melhoria, já que as mudanças que ocorrem no cenário atual são constantes.

Use e abuse das ferramentas da qualidade, sempre com cuidado para utilizá-las de forma eficaz. Aproveite o avanço da tecnologia, invista em um bom Software de Gestão da Qualidade. Automatize os processos, e esteja a frente da concorrência.

A gestão estratégica da qualidade é o que te coloca numa posição de liderança no mercado, ou simplesmente te tira dele. A concorrência é grande e as expectativas cada vez mais altas, portanto, comprometa-se.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos conteúdos!