GESTÃO DE PROCESSOS

Você sabe porque é tão importante?

Bom, antes de entender a importância da gestão de processos, é necessário entender o que são os processos. A grosso modo, processos são as atividades exercidas repetidamente em prol de um objetivo. Cada atividade exercida, cada passo seguido, cada etapa de toda uma estratégia, fazem parte de um processo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS?

Bons resultados não chegam para Organizações que simplesmente “fazem o que tem de ser feito, do jeito que dá”. Aliás, bons resultados podem até ser alcançados, mas será que é o suficiente para manter um negócio em pé? Será que é suficiente para manter-se em constante evolução? Digo mais, será que é o suficiente para agradar os consumidores e ser um bom competidor diante da concorrência?

A resposta é curta e grossa: NÃO! Definitivamente, não é suficiente.

Cada mínimo detalhe de cada processo deve ser muito bem pensado e deve fazer parte de uma estratégia muito bem desenhada. Além disso, deve ser realizada por profissionais qualificados, focados e extremamente motivados em realizar suas funções com excelência.

Processos bem desenhados e com estratégias focadas nas metas da Organização, permite um ambiente onde é possível identificar as maiores prioridades, os recursos necessários e investir no que realmente é necessário. Economia de tempo, custos e melhoria são consequências nesse cenário.

CERTO, E QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROCESSOS?

Estratégias bem-feitas e processos bem desenhados são o ponto de partida, mas como garantir que tudo sairá conforme o planejado? E mais, como medir se os resultados esperados estão sendo atingidos, e ainda, identificar erros e pontos de melhoria? O caminho é implantar uma boa gestão.

Sei que tanta gestão as vezes se torna chato, e até meio “burocrático”. É gestão da qualidade, gestão do tempo, gestão de mudanças, é gestão que não acaba mais! Entretanto, se nos empenhamos em manter uma boa gestão em todos os setores e situações, temos maior agilidade para lidar com problemas, identificar oportunidades e otimizar resultados.

Acredite, toda essa “burocracia” vale muito a pena.

A gestão de processos traz em sua abordagem a integração dos setores. Todos trabalhando juntos por um bem maior. Cada um tem a sua função, mas o envolvimento não é setorial, é geral. Essa gestão permite o monitoramento de cada etapa, tudo vai sendo acompanhado.

Periodicamente, são feitas analises de indicadores, onde é possível identificar tudo que precisa ser modificado, melhorado e/ou inovado. Ao invés de ter uma equipe que enxerga “problemas”, será nutrido um time que enxerga oportunidades.

Para crescer e se destacar não é suficiente dar o seu melhor. É necessário dar o seu melhor, e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. Para isso, é necessário nutrir um ambiente de trabalho organizado, focado, e que saiba como, quando e porque executar a sua função da melhor maneira possível.

Um processo é parte de um todo. Uma boa gestão transforma esse “todo” num objetivo comum, de um time que busca os melhores caminhos para atingir a excelência na qualidade e a superação de expectativas.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!