GESTÃO DE INOVAÇÃO

Já falamos sobre a importância da inovação, sabemos que para se manter competitivo no mercado, inovar é essencial. Porém, antes de implantar qualquer mudança, devemos considerar uma série de fatores. Assim, garante-se que essa transição realmente traga os benefícios esperados para a Organização e seus clientes.

Antes de qualquer coisa é necessário analisar as propostas apresentadas e definir se são realmente ideias que irão ser bem aceitas pelos consumidores. Muitas vezes algo que parece ser um ótimo caminho a ser seguido, quando colocado em prática, acaba não saindo como o planejado.

Por isso é primordial que haja na Organização uma boa gestão de relacionamento, tanto interno como externo.

Somente assim é possível que a equipe siga uma mesma linha de pensamento. Além de possibilitá-los a se colocar no lugar de seus clientes, de maneira a entender o que pensam e o que realmente esperam de determinado produto/serviço.

Outro fator muito importante e que deve ser avaliado é a viabilidade das ideias. Para isso é necessário estar consciente da realidade em que a empresa se encontra. É preciso considerar os custos que essa transformação irá gerar. Além dos recursos que serão necessários para concretizar a ação, e qual será o seu possível retorno. Somente assim é possível analisar se ao final, os custos e o tempo investido terão valido a pena.

Mesmo com todo esse planejamento, todo o cuidado para que a mudança seja benéfica e traga os resultados esperados, é necessário estar preparado para a possibilidade de as coisas não saírem como o panejado. É necessário que a equipe esteja pronta para implantar as ações necessárias nesse caso. Assim, evitam-se maiores consequências, tais como, perda de clientes, custos mais altos do que o calculado, etc.

Com uma boa estratégia e um time que visa a inovação, com certeza a Organização conseguirá um bom posicionamento diante de seus clientes. Será vista como uma marca que está sempre em buscas de melhorias e que visa a satisfação de seus clientes. Afinal, qualidade não é apenas oferecer produtos/serviços que atendem aos requisitos necessários, mas sim, estar sempre em busca de novas ideias visando surpreender os consumidores.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!