Gestão da Qualidade na Indústria Química

Já parou para pensar qual é o papel da gestão da qualidade na Indústria Química? Diria que é fundamental. Se por um lado ela precisa ser feita com eficiência para tender às normas vigentes estipuladas pelos Órgãos Governamentais, por outro, é uma forma de mostrar comprometimento perante à equipe e aos consumidores.

A gestão da qualidade tem um papel de extrema responsabilidade nesse segmento, já que um detalhe fora dos padrões, podem gerar consequências graves.

Já pensou, um lote de cosméticos, por exemplo, chegar nas mãos do cliente com algum problema? Isso pode afetar a saúde desse consumidor, e gerar fortes impactos negativos para a marca em questão.

Faça uma gestão eficiente!

Uma gestão eficiente só pode ser feita com uma liderança de excelência e um time envolvido com os propósitos da Organização. É por isso que sempre falamos sobre a importância de ter um time unido e comprometido. Sem uma equipe capacitada, não é possível fazer um bom trabalho.

Outro ponto essencial e que precisa ser levado a sério é o atendimento das normas (como já dissemos). Todavia, não adianta correr atrás de deixar tudo lindo nas épocas de auditorias, somente para se certificar. É necessário realmente buscar implantar as diretrizes no ambiente interno e seguir rigorosamente os requisitos normativos.

Comprometa-se em fazer com que todo o processo ocorra da melhor maneira possível, utilize indicadores para monitorar os procedimentos internos. Seja cauteloso na sua análise de fornecedores, pois isso também é sua responsabilidade!

Se algo sair fora do que foi esperado, agilidade e capacitação são as palavras-chave para resolver o problema. Aplique o plano de ação necessário com eficiência e garanta a qualidade final do produto.

Sabemos como é difícil fazer uma gestão da qualidade eficiência e garantir a excelência dos processos. Entretanto, você pode contar com ferramentas da qualidade para te ajudar nesse sentido. Além disso, os avanços tecnológicos trouxeram consigo softwares de gestão da qualidade, estes podem ajudar, otimizar e aprimorar os resultados alcançados.

O importante é não medir esforços para garantir que tudo saia como o planejado.

Controle de qualidade

Como está o controle de qualidade da empresa? Estão sendo tomados os cuidados necessários? O setor está alinhado com os objetivos da gestão da qualidade e seguindo os padrões exigidos pelos órgãos regulamentadores? Toda essa análise, também é responsabilidade do setor de gestão da qualidade.

Os produtos que chegam nas mãos do consumidor devem ser seguros e obter uma qualidade que permita exceder expectativas. Além de transparecer o compromisso da marca com a saúde e exigências do cliente.

Partiu investir em uma gestão da qualidade de excelência e buscar diferenciais diante da concorrência? Então que tal começar lendo essas 7 dicas para montar um planejamento eficaz para a sua gestão?