Tenha uma gestão da qualidade de excelência seguindo essas dicas!

Nunca nos cansaremos de falar sobre o quanto o SGQ é essencial para qualquer Organização. Se você não entende o quanto um sistema de gestão da qualidade de excelência pode fazer pelo negócio, provavelmente não teve nenhuma experiência com uma gestão eficaz e bem estruturada.

É exatamente este o ponto. Não adianta absolutamente nada encher a boca para dizer que a empresa X possui um setor de gestão da qualidade, quando não é dada a devida importância para o mesmo. Comprometimento e capacitação dos profissionais envolvidos são dois pontos primordiais para montar um time que realmente irá fazer a diferença.

Podemos dizer então, que o primeiro passo para desenvolver um SGQ de excelência, é entendendo a importância do setor para os resultados do negócio. Além disso, é preciso unir um time capacitado, comprometido e inspirado.

Listamos alguns passos para te ajudar a desenvolver um sistema de gestão sólido e eficaz. Vamos às dicas?

Dicas para um sistema de gestão da qualidade de excelência:

#Não imponha, inspire!

Todo SGQ necessita de um líder. Um líder tem o papel de direcionar as ações da equipe. Dessa forma, as atividades do dia a dia podem ser desenvolvidas de forma organizada. Planejar as ações e definir as prioridades geram aumento de produtividade e diminuição de custos. Além disso, facilita a identificação de pontos de melhoria e inovações.

Diria mais, o líder tem a função de inspirar o time e buscar tirar o melhor de cada um. Isso é tarefa para poucos. Todavia, é importante frisar que existe uma grande diferença entre liderar uma equipe e impor decisões diante dela. Ser um líder aberto a opiniões, conversas e troca de ideias, pode ser agregador para todos, sobretudo para a Organização.

Sempre temos mais a aprender, e é importante que haja união no ambiente de trabalho, tanto para nutrir um ambiente agradável, quanto para possibilitar a melhoria contínua.

Líderes, vocês têm a missão de potencializar resultados, por meio da inspiração. Não imponha, utilize seu poder de influência para inspirar.

#Documentos organizados

Pode até parecer algo tão simples que é até uma besteira falar sobre isso aqui. Para a sua surpresa, digo que este é um dos maiores problemas no setor de qualidade (e em todos os setores).

Nós, seres humanos, temos por natureza a dificuldade de sermos organizados. Quando juntamos isso a correria do dia a dia então, organizar é a última coisa na qual pensamos. Queremos executar as tarefas, cumprir metas.

Opa! Vamos pensar juntos? Se tudo estiver em seu devido lugar, a produtividade pode ser potencializada e metas podem ser atingidas e até superadas. Um pouco contraditório, não?

Garanto que o simples ato de manter os documentos (e todas as informações importantes) organizadas e com fácil acesso, vai gerar economia de tempo, menos dores de cabeça, além de uma rotina mais saudável e produtiva.

Se quiser um empurrãozinho, te aconselho a conhecer o Software Qualis, irá te ajudar muito a organizar e agilizar as atividades do dia a dia.

#Leve as auditorias a sério

Ah, as auditorias são chatas, pura burocracia. Se você pensa assim, pare já!

As auditorias são necessárias, como forma de garantir que os padrões exigidos estão sendo seguidos. Trata-se de uma segurança para o consumidor. Se correr tudo bem nas auditorias, você leva o seu certificado e ganha credibilidade diante de seus clientes.

Tente encarar este momento com bons olhos e entender que, se tudo está sendo realizado como deve, o time está engajado e estão todos dando o seu melhor para seguir as normas e padrões de qualidade internos, então não há o que temer.

É claro que podem ocorrer contratempos, mas isso pode ser resolvido. Veja as não conformidades como oportunidade de melhoria, afinal, não deixa de ser, certo? Portanto, leve as auditorias a sério, e mais do que isso, leve as exigências a sério e pratique-as com seriedade diariamente.

#Corrija erros e melhore continuamente

Ficar sempre de olho em cada etapa do processo é extremamente importante para identificar melhorias que possam ser implantadas, ou até mesmo, falhas, erros e/ou não conformidades que necessitam ser tratadas.

Um dos princípios da gestão da qualidade, é garantir que os melhores resultados sempre possam ser alcançados. Logo, estar constantemente atento à oportunidades de melhoria, faz parte do processo.

Outro ponto importante é: priorize a correção de falhas e erros, não deixe para depois. Leve isso a sério, pois um pequeno problema, pode facilmente se tornar grande se não receber a devida atenção.

#Comunique-se de forma clara

Comunique-se de forma clara, dinâmica e busque estar o mais próximo possível da sua equipe. Isso não vale apenas para líderes, vale para toda a equipe, independente de onde se encontra na hierarquia.

Preze pela boa comunicação, esteja sempre próximo de todos e lembre-se que a equipe deve ser unida, trocar informações e aprender uns com os outros. Um time bem engajado tem muito mais chances de atingir o sucesso.

É muito importante que todos estejam alinhados nos mesmos objetivos e que saibam o que acontece no ambiente interno, mesmo quando se trata de assuntos de outros setores. Cada colaborador faz parte de um todo, e não há como haver um todo se não houver total engajamento entre as partes.

#Treinamentos e capacitações devem fazer parte da gestão da qualidade

Investir na equipe gera incontáveis benefícios. Dentre os principais deles podemos citar o aprimoramento de habilidades e o incentivo em realizar as atividades entregando o máximo de si.

Treinamentos internos, cursos, palestras, seminários, entre outros, tudo que puder acrescentar de alguma forma, vale a pena. Não meça esforços quando o assunto for capacitação, as pessoas devem estar agregando conhecimento e aprendendo coisas novas constantemente, para que possam levar esses novos aprendizados como ganhos para a empresa.

Treinamentos internos são de extrema importância para que os profissionais entendam como devem agir no ambiente de trabalho, de que maneira executar suas atividades e quais metas e objetivos devem atingir.

Esses são alguns dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade eficaz. Se você gostou deste conteúdo, te aconselho a ler este texto sobre liderança e inspiração.

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