Gerenciamento de riscos e Oportunidade de melhoria

ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 trouxe diversas mudanças, não só para a gestão da qualidade, como para a empresa em geral. Dentre as alterações ocorridas, está o gerenciamento de riscos e oportunidade de melhoria. Houve aumento da preocupação com a prevenção de erros. A intenção é diminuir a ocorrência de não conformidades e ações corretivas e criar nas organizações uma mentalidade de antecipação e busca constante por aperfeiçoamento.

Essa é uma questão que com certeza trará bons resultados para as equipes que se empenharem em seguir esse caminho. Pois permite evitar que fatores indesejados ocorram, ao invés de ter de lidar com tais situações. Isso trará como consequência grande diminuição de impactos negativos nos processos internos da empresa.

Seguindo essa ideia, é necessário que haja um bom planejamento, onde deve conter todas as expectativas e objetivos da equipe. Além de estabelecer qual direção deve ser seguida para alcançar as metas determinadas. Essa etapa é importante pois permite analisar detalhadamente todos os procedimentos.

O motivo dessas alterações da norma é para que as organizações tratem riscos antes que se tornem um problema maior e causem maiores consequências. A norma tem total foco no cliente, portanto, todas as ações tomadas pela equipe devem sempre levar em consideração o que eles esperam dos seus produtos/serviços.

O êxito irá depender do quanto a equipe está empenhada em seguir todos os passos. É preciso planejar, monitorar, analisar, identificar as causas de todos os problemas encontrados e desenvolver planos de ação para evita-los/eliminá-los. Isso irá diminuir a incidência de erros. Além de preparar a equipe para tratar das possíveis não conformidades de forma mais ágil e eficaz.

O objetivo principal de tudo isso é melhorar os serviços realizados pelas empresas e entregar produtos da melhor qualidade possível para os consumidores. Além de prezar por um ambiente de trabalho saudável e organizado, afinal os colaboradores são os primeiros clientes da empresa. Portanto, para que a equipe entregue qualidade aos consumidores finais, eles precisam não só comprar a ideia da empresa como também serem fidelizados pela mesma.