FACILITE O MAPEAMENTO DE PROCESSOS COM O DIAGRAMA DE TARTARUGA

Como fazer a gestão de um negócio sem conhece-lo? É praticamente impossível. Para isso foi desenvolvido o Diagrama de Tartaruga, que é uma ferramenta que facilita, e muito, o mapeamento e a execução dos processos. Com o Diagrama é possível ter uma visualização ampla do processo em questão. Dessa forma, identificam-se os procedimentos necessários para alcançar os resultados esperados. Além de ser um facilitador para o desenvolvimento dos processos, essa visão mais ampla permite que necessidades de melhorias sejam detectadas e que os riscos sejam evitados.

A utilização dessa ferramenta depende do preenchimento das seguintes informações: processo, entradas, saídas, recursos humanos, recursos materiais, como (métodos) e indicadores. São 7 etapas, sendo uma delas o próprio processo. Segue imagem para melhor entendimento:

Entendendo as etapas do Diagrama de Tartaruga

PROCESSO

O primeiro passo é identificar qual é o processo que será desdobrado e o resultado a ser alcançado com esse processo.

Exemplo de processo: Contratação de funcionário

ENTRADA

As entradas são tudo aquilo que serão transformados durante o processo. É o início de todo o processo.

Por exemplo, se temos como entrada uma “solicitação de contratação de colaborador”, ao final teremos como resultado “ Contratado”.

SAÍDA

A saída é o resultado do processo. No caso do exemplo acima em que o processo é a Contratação de Funcionário, a saída desse processo é ter o funcionário contratado.

Lembrando que muitas vezes, a saída de um processo pode ser a entrada para outro processo.

RECURSOS HUMANOS

Aqui deverão ser listados os profissionais que serão necessários para a execução do processo e para o alcance dos resultados. Também é necessário listar as habilidades que essas pessoas precisam ter para a realização do trabalho.

Por exemplo: para o processo de contratação serão necessários o coordenador e gerente de RH, eles precisam ter conhecimento em seleção de candidatos e contratação de funcionários.

RECURSOS MATERIAIS

Quais recursos serão necessários para a realização desse processo? De softwares e equipamentos, até materiais de escritório, por exemplo, liste todos os materiais que precisarão ser utilizados para alcançar o resultado esperado.

COMO (MÉTODO)

Nessa etapa deverão conter informações que direcionarão a equipe na execução de suas tarefas. Aqui cabe adicionar informações documentadas como: instruções de trabalho, procedimentos, normas, etc.

Tudo que for adicionado nessa etapa, deve ser seguido. Assim, garante-se que todos estejam alinhados a uma mesma estratégia.

INDICADORES

Só há uma maneira de saber se o resultado esperado foi alcançado: MONITORANDO!

Alguém deve ficar responsável pelos indicadores de desempenho do processo. Assim, além de garantir se o objetivo foi alcançado, também é possível identificar possíveis pontos de melhoria.

Assim como outras ferramentas da qualidade, o Diagrama de Tartaruga é simples e fácil de ser utilizado. Se utilizado corretamente, traz grandes benefícios para a execução dos processos.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!