EXPECTATIVA VS REALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE COMO FIDELIZADOR DE CLIENTES

É certo dizer que a gestão da qualidade tem a função de garantir uma boa experiência ao cliente, certo? Digo mais, o objetivo deve ser entregar a MELHOR experiência ao cliente.

Todos os esforços durante o processo, para que tudo saia como planejado, serve nada mais nada menos, para garantir a satisfação do consumidor. Sabemos que não é fácil atingir expectativas. Aliás, torna-se cada vez mais difícil diante de um perfil de consumidor cada vez mais exigente. Além da grande concorrência.

Já falamos aqui do quão importante a gestão da qualidade é para garantir o alcance das metas e objetivos da Organização. Todavia, o grande X da questão é: Essas metas e objetivos estão alinhados às expectativas do meu cliente? Afinal, o protagonista do mercado não são as marcas, são os clientes. Portanto, tudo deve girar em torno das suas necessidades e desejos.

De que adianta uma equipe focada, que atinge metas e entrega os melhores resultados, se esses resultados não atenderem as expectativas de quem irá compra-lo? Frustrar o cliente gera consequências que muitas vezes são irreversíveis.

Imagine você comprar um produto perfeito, de boa qualidade e com um preço justo, mas quando vai usufruir do mesmo, ele não é o que você esperava. Você vai repetir a compra? É claro que não.

É importante entender que a gestão da qualidade tem uma função que vai além de garantir processos padronizados, equipe focada e garantia do alcance das metas. É essencial que todo esse esforço esteja focado em atender o público-alvo. A fidelização dos clientes é a garantia de um bom posicionamento no mercado.

Clientes que tem suas expectativas atendidas, não só irão se tornar fiéis a sua marca, como também irão propaga-la de forma positiva. Trazendo, assim, novos consumidores. Não existe melhor forma de divulgar a sua marca do que deixando seus clientes satisfeitos.

Gestão da qualidade trata-se sim de garantir que tudo saia conforme o planejado. Porém mais do que isso, trata-se de fazer com que expectativas tornem-se realidade.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!