EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE COM KAORU ISHIKAWA

Quem aí já ouviu falar no Diagrama de Ishikawa? Acho que todos né? Pois bem, essa metodologia foi desenvolvida, por ninguém menos que Kaoru Ishikawa. Devido às suas contribuições, é considerado um dos maiores nomes da qualidade, juntamente com Deming e Juran. Kaoru recebeu grandes honras, devido às suas contribuições no ramo da qualidade.

Dentre elas, estão: Círculo de Controle da Qualidade, Diagrama de Ishikawa e disseminação das 7 ferramentas da qualidade.

Vamos falar um pouco sobre elas?

CÍRCULO DE CONTROLE DA QUALIDADE

Essa metodologia se refere a um grupo de colaboradores, que se reúnem de forma voluntária para propor soluções, visando a melhoria da qualidade. A finalidade do CCQ é justamente incentivar o comprometimento da equipe com os resultados finais dos produtos/serviços.

OS OBJETIVOS DO CCQ:

  • Reduzir os incidentes na linha de produção e possibilitar melhorias dos processos e produtos
  • Fortalecer o sentimento de eficiência da equipe
  • Instigar o comprometimento do trabalhador com sua função
  • Motivar o colaborador como agente participante
  • Fortalecer a capacidade dos colaboradores na resolução de problemas na linha de produção
  • Desenvolver um comportamento de prevenção de problemas
  • Proporcionar e melhorar a comunicação entre toda a equipe (Em todos os níveis hierárquicos)
  • Garantir uma boa relação entre chefes e subordinados
  • Estimular e promover hierarquicamente os funcionários, de forma a desenvolver lideranças
  • Garantir que todos tenham o maior conhecimento possível do que ocorre na empresa

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Uma das 7 ferramentas da qualidade, e sem dúvidas, uma das mais conhecidas e utilizadas. Também conhecida como: Diagrama de Causa e Efeito, Espinha de Peixe e/ou Diagrama dos 6M. Me arrisco a dizer, que essa é a maior contribuição de Kaoru para o desenvolvimento da qualidade.

Esse método tem como finalidade identificar a causa raiz de um problema (ou efeito da causa). Utilizando-se dessa ferramenta, é possível ter uma visão sistêmica do que ocorre durante os processos, possibilitando o desenvolvimento de ações para solucionar os problemas e implantar as melhorias necessárias.

Para facilitar a identificação as possíveis causas, utilize o Brainstorming. Se quiser saber mais sobre o Brainstorming, clique aqui!

Essa ferramenta pode (e deve) ser utilizada tanto para a prevenção de erros, como também para tratativa de não conformidades.

O Diagrama de Ishikawa pode ser desenvolvido com maior facilidade e eficácia com o uso de um Software de Gestão da Qualidade.

AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Já falamos aqui sobre as 7 ferramentas da qualidade e a importância de utilizá-las. O que talvez alguns ainda não saibam, é que esse conjunto de metodologias foi disseminado por ele, Kaoru Ishikawa. Desde então, vem sendo utilizado por várias empresas, e ajudando amplamente na melhoria da gestão da qualidade.

As 7 ferramentas da qualidade são:

Já falamos de algumas delas aqui no Blog. Todas são muito importantes, e quando utilizadas em conjunto, trazem resultados realmente eficazes.

Bom, deu para perceber que Kaoru trouxe para a qualidade grandes contribuições que ajudam, e muito, o desenvolvimento das Organizações até hoje, não é mesmo?

“A qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização” – Kaoru Ishikawa

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