A GESTÃO DA MUDANÇA E DA INOVAÇÃO NUNCA FORAM TÃO IMPORTANTES

Já falamos aqui no Blog o quanto é importante que a gestão de mudanças seja uma realidade nas empresas. Pois bem, cada dia que passa essa isso se torna menos uma questão importante e passar a ser cada vez mais essencial.

Não vou dizer que o cenário está mudando agora, porque a verdade é que as coisas vêm mudando a muito tempo. Entretanto, é fato que inúmeras pessoas ainda não estão preparadas para as mudanças que estão por vir. Como sei disso? Pelo simples fato de que muitos ainda não se habituaram as era tecnológica em que estamos vivendo.

Quantos de vocês realmente sabem como se comportar no meio digital? Quantos entendem a importância de comunicar a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa? Muitos dirão: “isso é impossível.” Ah! Para a internet nada é impossível, e é justamente disso que eu estou falando.

VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO?

Bom, o assunto que estamos tratando hoje tem seu início juntamente com a popularização da internet e a globalização do capitalismo. A verdade é: tudo mudou! Os modelos de Organizações que existiam antes, não sobrevivem mais. A relação empresa – consumidor sofreu uma reviravolta (literalmente). Todavia, acreditem ou não, ainda existem empresas sobrevivendo (aos trancos e barrancos) sem entender o porquê de o negócio não decolar, não entendem porque a receita diminui ao invés de aumentar.

A resposta é clara – a era digital veio com tudo, e veio para ficar.

O QUE EU PRECISO SABER PARA ME ADEQUAR AO CENÁRIO ATUAL?

O primeiro passo é entender que o cliente é quem manda, e mais, você deve saber o que ele vai mandar, para antecipar as ações necessárias e sair na frente da concorrência. É isso, instantâneidade, imediatismo, não existem mais distâncias e para se destacar é preciso sair da zona de conforto e correr contra o tempo.

A tecnologia trouxe tantos benefícios que ficaria horas falando sobre cada um. Por outro lado, veio com ela algumas dificuldades (que na verdade, devem ser vistas como oportunidade). O verdadeiro X da questão, o que muitos ainda não conseguem enxergar é que não adianta simplesmente mudar aqui, inovar ali. Não mesmo! A situação é mais profunda, o que deve mudar são os hábitos, a cultura, desde o início do processo, até o final. A mentalidade da equipe deve estar adequada a nova realidade. Esse é o ponto de partida.

PORQUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR?

Para falar a verdade, já passou da hora de mudar, porém ainda é tempo de acordar. Novas tecnologias estão vindo com tudo, os modelos da Indústria 4.0 está batendo a nossa porta, e o impacto vai ser o mesmo que sentimos com o advento das mídias sociais. O caso é que se você ainda não se adaptou nem ao cenário que estamos vivendo hoje, o que vai fazer com as mudanças que estão por vir?

Portanto, se ainda não é uma realidade dentre a sua equipe, implante já uma gestão voltada para as mudanças. Tire as ideias do papel, faça reuniões periódicas, inspire a equipe, inove a gestão e implante novas culturas no contexto da Organização.

É muito importante ter organização, informação, profissionais capacitados e muita cautela nesse momento. Medir os atos e suas consequências é essencial para tomar as atitudes certas, que realmente irão impactar os resultados de forma positiva. Correr riscos é necessário, mas lembre-se que devem ser riscos calculados.

E aí, preparado para mudar?