ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S

O 5S tem origem japonesa, são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Essa é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria. Afinal, cria-se uma cultura de organização, onde tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo.

SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

O seiri é a primeira fase do programa 5S e tem a finalidade de reduzir desperdícios e manter o local de trabalho organizado. É necessário descartar tudo que não tem utilidade, assim ganha-se espaço na empresa e melhora o ambiente de trabalho.

SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

O seiton é a segunda fase do programa 5S e tem a finalidade de colocar tudo em ordem. Desta forma, todos na empresa terão facilidade de encontrar o que precisam. Coloque ao alcance das suas mãos apenas àquilo que é indispensável no seu dia-a-dia, todo o resto deve ser guardado de forma organizada. Assim, mantem-se um local mais limpo.

Faça divisões de armazenamento conforme as necessidades da empresa, a melhor maneira é separar os itens por ordem de uso, daquilo que é mais utilizado até o que é menos utilizado. A forma de separação dependerá do volume de itens a serem armazenados. O importante é que fique organizado.

Para manter essa organização é necessário inserir algumas práticas na rotina da equipe, como: manter limpo, limpar após o uso, etc.

SEISO – SENSO DE LIMPEZA

O Seiso é a terceira fase do programa 5S e tem a finalidade eliminar toda a sujeira. É necessário estabelecer uma rotina de limpeza periódica. Defina setores da empresa para ficar responsável pela limpeza de determinada área, isso estimula a equipe a manter tudo limpo. Adote aquele famoso ditado “sujou, limpou”.

Dessa forma a sujeira não se acumula e o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e agradável para todos.

SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO

O seiketsu é a quarta fase do programa 5S e tem a finalidade de padronizar todos os processos da empresa. Para inserir uma cultura na rotina da equipe é essencial criar padrões.

É necessário criar rotinas, procedimentos, regras, normas, tudo que torne determinado “padrão de comportamento” comum na empresa. Dessa forma manter o ambiente limpo e organizado torna-se natural.

SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA

O shitsuke é a última fase do programa 5S e tem a finalidade de disciplinar a equipe, fazendo uma gestão para que todas as etapas do 5S sejam seguidas e respeitadas.

Para isso deve haver boa comunicação interna, além de aplicar auditorias e buscar certificações que trazem benefícios a empresa e estimulam a equipe executar as suas funções e seguir os padrões.

Apesar de haver desafios a serem ultrapassados, o 5S é uma ferramenta que traz muitos benefícios para a Organização. Começando pela equipe, que irá desempenhar suas funções com muito mais prazer em um ambiente de trabalho limpo, organizado e integrado. Isso possibilita para a empresa melhoria da qualidade de seus produtos/serviços, além de facilitar a conquista de certificações.

Portanto, vale a pena desenvolver um bom planejamento e investir em treinamentos e programas de incentivo para inserir o 5S na cultura empresarial. Deve ser estabelecido um período de tempo para sua implantação e ela deve ser aplicada por etapas. É um processo que requer paciência, mas ao final da implantação os benefícios serão sentidos por todos.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!