ENGAJE SUA EQUIPE NA GESTÃO DA QUALIDADE

Um dos maiores desafios dos gestores, se não o maior, é engajar a equipe com os assuntos da qualidade. Isso ocorre porque a importância do setor ainda não está clara na mente de muitas pessoas. Se estivesse, as coisas seriam bem diferentes.

O fato é que para que as pessoas acreditem em no quanto é possível economizar, ganhar tempo e conquistar a fidelização de clientes, é preciso mostrar provas, dados concretos. Falar que a qualidade é importante, gera isso e gera aquilo, está longe de ser suficiente para fazer a equipe entender e dar a devida importância para essa questão.

COMO CHAMAR A ATENÇÃO DA MINHA EQUIPE?

É necessário expor a todos quanto irão ganhar e em quanto tempo. Mostrar quais serão, de fato, os benefícios alcançados se todos se comprometerem. Portanto, comece a montar um material, faça pesquisas, contas, previsões, enfim, junte o máximo de informações que comprovem que vale a pena investir em qualidade. Com todas as informações em mãos, faça reuniões com a equipe para mostrar, detalhadamente, a gama de possibilidades que são abertas quando há comprometimento com todas aquelas “burocracias” que a gestão da qualidade impõe.

É claro que, como tudo na vida, implantar a qualidade não é nem um pouco fácil. O fato é que todas as dificuldades que serão enfrentadas na busca por novos hábitos, vão gerar melhorias que serão facilmente sentidas por todos na empresa. Documentar tudo, fazer procedimentos para coisas simples, dar treinamentos periódicos, controlar cada pequeno passo, tudo isso é “chato”. Até que um dia se torna o motivo para o sucesso interno e externo da empresa.

COMO TER CERTEZA QUE OS RESULTADOS ESPERADOS SERÃO ALCANÇADOS?

Só se faz qualidade quando entendemos o contexto da Organização. É preciso saber as dificuldades, as facilidades, conhecer cada colaborador, conhecer o perfil do público-alvo, saber a posição em que a empresa se encontra e onde quer chegar, etc. Somente conhecendo cada detalhe é possível traçar as estratégias ideais para atingir as metas. Assim, é possível fazer com que todos caminhem na mesma direção em busca dos mesmos objetivos.

São muitas etapas a serem completadas nessa busca. Fazer as pessoas entenderem a importância da gestão da qualidade é muito trabalhoso, mas vale a pena. Os colaboradores passam a criar laços, alcançar as metas e é nesse momento que as mudanças começam a serem percebidas.

A gestão/política de qualidade não é imposta em uma organização da noite para o dia. Para que a equipe deixe de vê-la como um sistema burocrático e a alta direção deixe de associa-la a custos não basta apenas expor a importância da qualidade. Esse é um trabalho árduo que exige paciência, competência e o máximo de informações. Entretanto, para conseguir de fato a atenção de todos é imprescindível conhecer cada membro da equipe.

Afinal, para que disseminar as informações de forma que todos entendam precisamos saber com quem estamos falando.

Contudo, podemos concluir que para engajar as pessoas na gestão da qualidade é preciso mostrar dados concretos das melhorias que serão obtidas. Além de conhecer a Organização para traçar estratégias cabíveis aos objetivos e conhecer a equipe para que haja uma comunicação saudável onde todos caminham lado a lado.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!