É PRECISO ENTENDER PARA ATENDER

ISO 9001 2015 – CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO

É preciso entender para atender. Entender o seu negócio, para definir quem é o seu público-alvo e quais estratégias devem ser adotadas para alcança-los. Deve também entender a sua equipe, para que o ambiente de trabalho seja agradável e todos busquem alcançar os melhores resultados.  E ainda, entender os clientes e potenciais clientes, para que recebam produtos/serviços de qualidade e que atendam suas expectativas. O fato é que só é possível alcançar a excelência se todos os envolvidos estiverem alinhados e caminhando na mesma direção.

Informação, comunicação, levantamento de dados internos e externos, entendimento do contexto em que a Organização se encontra, esses são fatores ESSENCIAIS para alcançar metas. Uma empresa sem metas é uma empresa sem visão, sem perspectiva, logo, uma empresa sem metas não sobrevive ao mercado.

Saber em que contexto a Organização se encontra e onde se quer chegar, possibilita a elaboração de estratégias que se adequem à realidade da empresa. Para que a equipe esteja em sintonia e em busca dos mesmos ideais, é necessário caminhar sempre junto. Sem disparar na frente de ninguém ou deixar alguém para trás.

Quando um objetivo é estabelecido e uma estratégia é traçada as coisas começam a se desencadear. Pois existem procedimentos a serem seguidos e resultados a serem alcançados.

O maior objetivo de todos é atingir o tão almejado SUCESSO, mas afinal, o que é sucesso? É algo muito subjetivo. Para mim o sucesso pode ser a conquista de clientes fiéis a minha marca. Para você talvez seja fazer com que a sua empresa se torne uma referência. Há ainda àqueles que se baseiam nos lucros, quanto maior o lucro, maior o sucesso. O fato é que quando não estabelecemos metas, quando não temos total conhecimento de onde estamos e aonde queremos chegar, é impossível alcançar o sucesso.

Com as metas estabelecidas, o próximo passo é conhecer o público-alvo e os concorrentes. É muito importante entender as questões internas e externas, para então traçar as estratégias. Além de determinar detalhadamente os recursos, procedimentos e etapas necessárias.

Para facilitar todo esse processo existem ferramentas, como a SWOT, que auxiliam na busca e organização de informações que podem influenciar a definição da estratégia a ser seguida. Para garantir a eficácia de todas as etapas, é necessário que os procedimentos sejam documentados, organizados e padronizados. Essa organização pode ser feita de forma manual ou através de softwares que auxiliam na gestão de documentos e gestão da qualidade como um todo.

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