DIAGRAMA DE DISPERSÃO

O DIAGRAMA DE DISPERSÃO é uma das 7 ferramentas da qualidade. Sua função é mostrar graficamente a relação entre duas variáveis.

Por exemplo: Suponhamos que o grau de satisfação dos clientes de uma empresa de software está diretamente ligado à flexibilidade para customizações do produto. Ao utilizar o gráfico de dispersão é possível confirmar se essa afirmação está correta ou não.

Essa ferramenta é muito útil para que suposições possam ser comprovadas ou descartadas. Quando a equipe está em busca da causa raiz de determinado problema, por exemplo, várias suposições são levantadas. Porém, com o diagrama de dispersão é possível comprovar qual é, de fato, a causa desse problema.

Com a utilização da folha de verificação é possível levantar os dados das variáveis que serão analisadas. A partir dessas informações é possível desenvolver o gráfico para analisar a relação das mesmas.

Exemplo de Gráfico de Dispersão:

diagrama-de-dispersao

Perceba que quando colocamos as informações no gráfico, fica muito mais fácil identificar onde ocorrem as variações. No caso acima podemos perceber que a flexibilidade para implantar customizações realmente afeta o grau de satisfação dos clientes.

É possível também fazer comparações, caso os dados ainda não tragam as respostas esperadas. Por exemplo, podemos dizer que a satisfação do cliente depende da facilidade de uso do software. Será necessário o mesmo processo para a geração do gráfico, e aí é só comparar os resultados.

OS 5 TIPOS DE CORRELAÇÕES

Positiva: Há aumento proporcional entre as variáveis

Negativa: Há aumento de uma variável e diminuição da outra

Nula: Há grande dispersão entre os pontos e não há tendência negativa ou positiva

Forte: Há pouca dispersão entre os pontos

Fraca: Há grande dispersão entre os pontos

Essa é uma ótima ferramenta para analisar as variáveis de causa e efeito. Afinal, nos mostra claramente o que ocorre com uma variável conforme a outra sofre alterações. Porém, tome cuidado ao utilizá-la, pois para garantir sua eficácia é necessário entender como a ferramenta funciona e seguir os passos detalhadamente.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!