Desenvolva a Política da Qualidade na Organização

ISO 9001/2015 – ITEN  5.2.  Política

Toda Organização que deseja implantar ou já está implantando um sistema de gestão da qualidade, dever saber que a política da qualidade é um dos primeiros passos a ser dado.

Lembra quando falamos sobre implantar cultura da qualidade na empresa? Então, a melhor maneira de iniciar essa jornada, é determinar o que é qualidade para a sua Organização e formalizar essa informação. Assim, além de direcionar a equipe, também é uma forma de disseminar os valores e os ideais da empresa.

5.2.1. Desenvolvendo a Política da Qualidade

De acordo com a norma a alta direção tem o dever de implantar uma política que esteja de acordo com o contexto da Organização e com seus objetivos. Além disso, é essencial promover um ambiente onde seja possível que essa política seja seguida.

Para que realmente se tenha uma política da qualidade que funcione é imprescindível buscar o comprometimento da equipe. Por isso é importante que essas informações sejam formalizadas e documentadas. Dessa forma, cada um poderá ter acesso às informações que lhes forem de interesse.

Outro ponto abordado pela norma, e que deve ser levado a sério, é a melhoria contínua do SGQ. Já abordamos esse tema aqui no Blog, mas volto a dizer que a melhoria contínua é o que faz com que um sistema da gestão da qualidade nunca falhe e sempre se aprimore.

5.2.2 Comunicando a política da qualidade

Aqui se explica porque é tão importante que as informações sejam documentadas. A resposta é: Essa é a única maneira de disseminar a informação e garantir que as partes interessadas terão acesso à política da qualidade da empresa.

Então é só documentar tudo e encaminhar as informações para as partes interessadas? Errado!

Conforme diz na norma, política da qualidade deve: “ser comunicada entendida e aplicada na organização.”

Portanto, além de garantir que as informações sejam disseminadas é necessário garantir que o time entenda os objetivos da organização. É necessário envolver a equipe para que haja real comprometimento durante toda a execução, até a finalização do processo.

É preciso garantir que a política da qualidade saia do papel e seja de fato, uma cultura dentro da empresa. É preciso garantir que ela seja APLICADA, assim como diz a norma.

Não adianta elaborar uma política detalhada, com objetivos e estratégias, se ela não fizer parte da rotina do time.

“Uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início.” – Peter Drucker

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