Desafios e oportunidades da gestão da qualidade no cenário atual

Continuar inovando e aprimorando os produtos e serviços, bem como, o ambiente de trabalho, é primordial para qualquer negócio que busque uma constante expansão. Sabemos que para isso, ter um sistema de gestão sólido e eficaz é uma necessidade. Sabemos também que existem desafios e oportunidades da gestão da qualidade, que precisam ser enfrentados e aproveitados, respectivamente.

Isso porque, planejar e acompanhar os processos e resultados obtidos é a base para a implantação de inovações e melhorias. Como saber o que está bem e o que não está, se não possuímos um plano de monitoramento eficaz, certo?

Estar por dentro das tendências, saber o que está agradando (ou não) os consumidores, identificar pontos no processo que podem ser melhorados visando o aumento da produtividade e economia de recursos, tudo isso é fundamental e é responsabilidade do SGQ.

Com tudo isso em mente nos perguntamos: porque, muitas vezes, é tão difícil convencer as pessoas sobre a importância desse assunto? Pode até ser difícil sim, mas estamos aqui para deixar tudo mais claro para que você saiba como deve abordar esse assunto e convencer o seu time.

Como encarar os desafios da gestão da qualidade no cenário atual?

Sabemos dos desafios dessa área, e principalmente, dos gestores e responsáveis do setor de gestão da qualidade. Talvez seja mais fácil encarar tais desafios se soubermos como reconhece-los e os encarar de frente.

Pensando nisso, listamos os principais deles:

  • Falta de comprometimento

A falta de comprometimento, tanto da alta direção como também do restante do time de gestores e líderes da qualidade.

A dica é que ao apresentar um projeto para a alta direção, sempre faça demonstrativos com números. Mostre quais serão os investimentos, qual será o retorno, em quanto tempo. Enfim, tudo que estiver relacionado com ganhos e investimentos.

Por outro lado, para ganhar a atenção do restante do time a dica de ouro é comunicação. Quanto mais eles souberem sobre o que estão fazendo e o motivo pelo qual estão fazendo, mais motivados se sentirão. Palestras, reuniões, cursos, informativos internos, treinamentos, tudo que for relacionado a informação e conhecimento, é interessante nesse sentido.

  • Baixo investimento no setor

Sabemos um outro grande problema é a falta de investimento que possibilite um sistema de gestão da qualidade eficaz. Isso ocorre porque os tomadores de decisão enxergam tudo como “gasto”, quanto menos tiverem que despender de dinheiro, melhor.

Então, mostre que as coisas não são bem assim e que, para aumentar o faturamento a longo prazo, é fundamental que investir naquilo que pode trazer retorno.

Aqui, vale aquela mesma dica que citei o item anterior, não economize nos números e gráficos. Mostre o quanto a empresa pode aumentar o seu faturamento se levar as questões importantes referentes ao SGQ a sério.

  • Organização das informações

Documentos e mais documentos, informações e mais informações, procedimentos e mais procedimentos. Sua rotina é mais ou menos assim? Ter tudo organizado e com fácil acesso facilitaria, e muito, a sua rotina, não é mesmo?

Bom, a nossa dica é que um dos investimentos primários do setor seja em um software de gestão da qualidade. Dessa forma, você diminui (e muito) cópias físicas de documentos, organiza as informações de forma segura, controla o acesso as informações, controla a validade de revisões de documentos, entre outras muitas funcionalidades.

Com o software a sua rotina, sem dúvidas, será muito mais produtiva, organizada e saudável.

Como agarrar as oportunidades da gestão da qualidade no cenário atual?

Existem muitos desafios sim, que inclusive, irão exigir muita paciência e dedicação para finalmente alcançar a excelência no sistema de gestão. Entretanto, como todo desafio, existem também as oportunidades.

Quer saber quais são e como explorá-las? Então acompanhe:

  • Pessoas mais conscientes

Hoje em dia, apesar de ainda não estarmos no cenário perfeito, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância da gestão da qualidade. Isso porque, todos estão, cada vez mais, se conscientizando acerca da importância de entregar produtos e serviços que tenham qualidade e atendam as expectativas dos clientes.

Claro que, só é possível entregar produtos/serviços de excelência, se houver um gerenciamento interno de excelência, certo? Portanto, use esse aumento na exigência do consumidor a seu favor para convencer a equipe a se comprometer com a gestão da qualidade.

  • Alta administração mais acessível

Há algum tempo, os cargos mais altos da empresa eram, muitas vezes, inatingíveis. O time recebia ordens e tinha de segui-las. Não havia toda essa interação e troca de ideias que vemos hoje em muitos ambientes corporativos. Isso é um avanço, pois a troca de ideias e o trabalho em equipe são dois pontos fundamentais para a melhoria contínua.

Hoje, você pode montar o seu planejamento apresenta-lo aos diretores, gerentes e afins, e isso já é um grande passo. Use essa oportunidade para se aproximar da alta administração e conquistar a credibilidade que te permita convencê-los sobre a importância de determinados investimentos.

  • Novas tecnologias

As tecnologias que surgem a todo momento, trazem consigo oportunidades e desafios, assim como tudo o que é novo. Você pode usa-la a seu favor na gestão da qualidade para coletar informações do público-alvo e antecipar-se diante das suas necessidades e desejos, por exemplo.

Uma ferramenta que se tornou indispensável para garantir a excelência na gestão, organização das informações e aumentar a produtividade é o software de gestão da qualidade, que já citamos anteriormente.

Enfim, sempre explore as tecnologias que vão surgindo para melhorar e facilitar a sua gestão. Além disso, ficar atento as inovações também é uma forma de manter-se atento para possíveis mudanças nos hábitos do consumidor e não perder o seu posicionamento.

O importante é estar sempre em movimento e acompanhar o ritmo, sem perder o passo.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida ou ponto de vista sobre os desafios e oportunidades da gestão da qualidade para agregar neste conteúdo? Fique à vontade para deixar o seu comentário.

Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades do Blog!