Como Envolver a Equipe na Gestão da Qualidade?

O que muitos profissionais da qualidade se perguntam é: como envolver a equipe na gestão da qualidade? Principalmente a alta direção, que muitas vezes vê o setor como um custo a mais para a empresa. A verdade é que, quando bem direcionado, o setor da qualidade gera grandes resultados, e ao contrário de custos, gera valor.

O que é uma empresa sem organização? Sem comunicação interna? Sem preocupação com o cliente? O que é uma empresa sem qualidade? Com certeza é uma empresa onde falta conhecimento. Afinal para que haja desenvolvimento, é essencial haver relacionamento, tanto interno como externo.

Se você não quer gastar com qualidade, não terá clientes satisfeitos,  muito menos fiéis. Os clientes fidelizados, além de gerarem valor para marca pelo simples fato de consumir o seu produto, também é responsável por umas das estratégias mais eficazes de marketing nos dias de hoje: o boca a boca. Uma empresa que não possui clientes fiéis e satisfeitos, não possui perspectiva alguma de crescimento.

Por isso é importante perceber, que muitas vezes um custo hoje, é um valor que pode ser gerado amanhã. Enquanto que, uma economia hoje, pode se tornar um custo muito maior amanhã, ou até mesmo o fechamento das portas de uma organização. Visto isso, basta refletir sobre o que você tem hoje e o que pode vir a ter com determinadas atitudes. É necessário ter sabedoria para escolher o caminho certo a ser seguido.

Bons resultados não acontecem do nada, é preciso plantar para ter o que colher, lembra?

Um investimento, visto como um “gasto desnecessário” muitas vezes é mais necessário do que se pode imaginar. Afinal, o que é mais caro: Manter clientes ou conquistar novos clientes? Investir nos colaboradores ou contratar novos colaboradores? A resposta é bem simples: Manter clientes não só é mais barato, como gera lucros, pois eles fazem marketing de graça para sua empresa. Investir em colaboradores é muito mais simples do que ensinar alguém do zero.

Desperte o conhecimento na sua equipe, faça com que entendam a importância de fazer um trabalho bem feito. Mostre para todos, inclusive para a alta direção o sucesso que pode ser atingido com uma boa gestão, e os inúmeros problemas que podem surgir (custos, retrabalhos, equipe desmotivada) quando não dão a devida importância para a qualidade.

Lembre-se sempre que uma equipe unida, que troca informações, que busca conhecimento e que melhora a cada dia, é uma equipe de sucesso.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!