Como envolver a alta direção na gestão da qualidade?

A falta de envolvimento da alta direção com o setor da qualidade é uma questão apontada por muitas empresas. Com isso, nos perguntamos: Como envolver a alta direção na gestão da qualidade? Essa falta de envolvimento se deve a vários fatores, o principal é a falta de comunicação entre os colaboradores e a direção. Afinal a única maneira de demonstrar a importância de algo, é falando sobre isso. Mostrando dados que chamem a atenção e provem que aquilo que você está falando é baseado em fatos. Por exemplo: A alta direção só saberá a importância de uma boa gestão da qualidade se os profissionais da área comunicarem, de forma objetiva, essa necessidade dentro da empresa.

Muitas vezes a diretoria simplesmente não dá atenção para nada que venha com a palavra “gasto” e “investimento”. Mas é importante mostrar que essas palavrinhas muitas vezes são nossas aliadas, e não nossas inimigas. Uma empresa que deseja crescer e cultivar clientes satisfeitos deve estar pronta para investir nesse crescimento e satisfação. Afinal, nada cai em nossos braços se não fizermos o esforço necessário para alcançar o que queremos.

Se você quer a atenção da diretoria, vá até eles com dados, pois é isso o que importa. Mostre quanto terão que investir, mas principalmente, mostre quais serão os benefícios que esse investimento irá trazer para a empresa. Também deixe claro quais serão os prejuízos de não o fazer. Um software para gestão da qualidade é um ótimo aliado nesse sentido.

Mostre que as empresas que estão crescendo estão investindo em qualidade. Para se manter nesse mercado competitivo é necessário que haja total envolvimento com o setor.

A diretoria deve ser convencida de que a gestão da qualidade, quando bem direcionada, traz grandes resultados. Também deve ser convencida do quão importante é seu envolvimento em todo o processo do setor. Afinal, são quem ditam as regras e disponibilizam os recursos.

Quando essa barreira for ultrapassada e todos estiverem na mesma sintonia, basta buscar o comprometimento de todos e partir em busca de melhorias diárias. A versão da ISO 9001:2015 é um grande passo nesse sentido, pois possui requisitos que exigem o maior envolvimento da diretoria no processo de certificação.

O profissional da qualidade tem a função de mostrar a diretoria que a inovação deve ser constante e a entrega de produtos/serviços de qualidade é o mais importante nesse cenário em que vivemos. Onde o consumidor é quem dita as regras, onde o consumidor tem infinitas opções e possibilidades, onde o consumidor muda a todo o momento. Onde o boca-a-boca pode alavancar ou diminuir drasticamente, não só as vendas de uma empresa, como também sua reputação.

Portanto, tome as providências necessárias e não tenha medo de errar, porque a melhor fórmula para o sucesso é estar sempre caminhando em frente. Entregue somente produtos e serviços de qualidade e garanta a satisfação do consumidor.

Permita-se exceder expectativas, só não se permita entregar menos do que prometeu.

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