Como Alcançar as Certificações e Porque?

As certificações tornam-se cada dia mais importantes para as empresas que buscam destaque e que possuem comprometimento com a qualidade. Atingir expectativas é coisa do passado. O desafio nos dias de hoje é superá-las, inovar, mostrar ao consumidor algo que nem ele sabia que poderia receber.

Com isso nos perguntamos: Como alançar as certificações e porque? Neste contexto, realizamos uma entrevista com o Neifer, diretor da QMS, uma das certificadoras mais renomadas do Brasil. Abordamos alguns pontos que podem esclarecer dúvidas comuns sobre o processo de certificação.

1.            Qual a importância da certificação?

A certificação de sistemas de gestão nada mais é do que um atestado de confiabilidade de uma organização, em um tema específico baseado em uma referência internacionalmente reconhecida. Seja qualidade com a ISO9001, meio ambiente com a ISO14001, segurança no trabalho com OHSAS18001, segurança de alimentos com a ISO22000, etc. Um sistema de gestão certificado demonstra às partes interessadas (clientes, fornecedores, parceiros de negócios, órgãos governamentais, etc.) que a empresa implementou e mantém esse sistema de gestão comprovado por meio de uma auditoria de um organismo de terceira parte como a QMS.

2.            Como alcançar a certificação?

Para que uma organização seja certificada em uma norma de referência internacional como a ISO9001 deve primeiramente implementar os requisitos normativos. Após a implementação dos requisitos da norma essa organização deve procurar um organismo de certificação acreditado como a QMS, que irá realizar uma auditoria inicial. Assim que o sistema de gestão estiver conforme os requisitos normativos, será certificado. O certificado emitido por um organismo de certificação tem validade de 3 anos. Sendo que anualmente a organização deve passar por no mínimo uma auditoria de manutenção, e ao final dos 3 anos ser recertificado.

3.            Na busca pela certificação qual o papel desempenhado pelo organismo certificador?

O organismo certificador atua na última etapa do projeto de certificação, após a organização ter implementado os requisitos da Norma com mão de obra interna ou de uma consultoria. Este realiza as auditorias em busca de conformidade com os requisitos normativos, com o objetivo de conquistar o certificado.

Um organismo de certificação deve ser acreditado na Norma ISO17021 por organismos de acreditação signatários do IAF, assim reconhecidos internacionalmente. Escrevi um artigo em nosso blog para ajudar as empresas a estabelecer critérios na escolha do organismo de certificação http://qmsbrasil.com.br/empresas-certificadoras-iso/

4.            Como um software de gestão da qualidade auxilia nesse processo?

Um software de gestão da qualidade tem papel fundamental na implementação e manutenção do sistema de gestão da qualidade. É com ele que uma organização pode fazer toda automação dos processos e reduzir de forma significativa o risco de não conformidades, por exemplo, no controle de informação documentado. Sendo que todo o controle será feito pelo sistema. Outro ponto importante é a gestão de calibração de equipamentos e não conformidade. Com um software todo esse processo é automatizado e facilmente rastreável. Facilitando assim os processos internos de uma organização certificada.

5.            Como envolver os colaboradores?

Nós profissionais da qualidade dizemos que a organização precisa fazer com que os colaboradores sejam comprometidos com o sistema de gestão. A certificação é como qualquer projeto, depende de pessoal comprometido para que obtenha sucesso. O comprometimento dos colaboradores passa principalmente pelas diretrizes e comprometimento da alta direção, que por sinal é um dos requisitos da norma ISO9001. Em meus treinamentos sempre uso um provérbio africano para falar sobre envolvimento e comprometimento:

“Se quer ir rápido, vá sozinho, se quer ir longe, vá acompanhado.”

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!