CHECKLIST PARA TER SUCESSO EM 2019

Começo do ano é sempre a mesma coisa, novas metas sendo desenvolvidas, energias sendo renovadas, e o que sempre esperamos é que venha um ano melhor do que o anterior. Porém, o que falta para muitos é planejar e organizar tudo aquilo que será necessário desenvolver para que as metas sejam alcançadas.

É justamente esse o motivo de muitos desistirem no meio do caminho. Falta de planejamento e organização, que acarretam na perda de foco e aí vem aquele desânimo, parece que os objetivos são inalcançáveis.

Fácil realmente não é, mas garanto que também não é inalcançável e nem tão difícil como você pensa. Fazer um checklist pode ser um ótimo ponto de partida.

Como o principal assunto aqui é gestão da qualidade, desenvolvemos um checklist para garantir o alcance das metas e o sucesso da gestão. Nada impede que você personalize a lista de acordo com o seu objetivo.

Sua equipe está engajada?

Já falamos aqui no Blog sobre a importância de ter uma equipe engajada. É realmente essencial ter um time envolvido com o propósito da Organização. Os colaboradores devem trabalhar em um ambiente de trabalho onde não haja competição, mas sim união.

O primeiro passo é despertar em cada um o espírito do trabalho em equipe. Entender que cada peça é fundamental para o sucesso do processo como um todo. É como um efeito dominó, ou todos se mantêm em pé e em progresso, ou todos caem juntos.

União e comprometimento são os pontos-chave nesse sentido.

Há um bom líder guiando a equipe?

Uma boa equipe só existe se houver um bom líder. Isso porque se não houver alguém para “guiar” os passos de cada um, ninguém sabe por onde começar, o que fazer, porque fazer, e por aí vai.

Organizar as atividades, definir prioridades e até mesmo ensinar e aprender com o time, é responsabilidade da liderança.

As ferramentas da qualidade estão sendo utilizadas?

As ferramentas da qualidade existem para facilitar e otimizar as atividades que precisam ser desenvolvidas pelo setor. Portanto, devem ser utilizadas, já que estamos inseridos em um contexto onde destacam-se os que alcançam os melhores resultados em menos tempo.

Desperdiçar tempo, é desperdiçar recursos e perder posicionamento de mercado, já que os resultados internos, refletem externamente.

Utilize as ferramentas sempre que preciso, mas as utilize com cautela e sabedoria.

Há investimentos em tecnologias para otimização dos resultados?

Bom, nem preciso dizer que estamos na era da tecnologia, certo? Tudo que puder ser automatizado, deve ser!

Economia de tempo, diminuição de ocorrência de erros e melhoria nos resultados, é isso que a tecnologia nos proporciona. Além de facilitar as atividades da equipe, o que reflete diretamente no seu desempenho e satisfação no ambiente de trabalho.

Existem softwares desenvolvidos especificamente para a gestão da qualidade, saiba mais aqui.

As metas anuais foram estabelecidas?

Metas anuais, semestrais e mensais devem ser desenvolvidas logo no começo do ano. Após estabelecidas, devem ser divulgadas aos colaboradores para que comecem a trabalhar na direção desejada.

Palestras, treinamentos e reuniões podem ser ótimas opções para incentivar o time.

É primordial que haja acompanhamento e monitoramento das atividades propostas, tanto para analisar se as diretrizes estão sendo seguidas, como também verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados. Se necessário, implante mudanças, inovações e/ou melhorias.

A gestão está de acordo com as normas?

Quando há comprometimento com a qualidade, estar de acordo com as normas é quase que “automático”. Entretanto, é necessário estar atento e garantir que não hajam não conformidades e/ou até mesmo melhorias que possam ser implantadas.

É muito importante seguir as normas, tanto para garantir a conformidade nos processos e qualidade final do produto/serviço, como também para obter o “selo de qualidade”. Isso deixará o consumidor mais seguro para fechar um negócio com a sua marca.

É, 2018 passou muito rápido não é mesmo? Então vamos fazer com que 2019 seja um ano produtivo, cheio de realizações e muitas conquistas.

“Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.” – Bill Gates

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!