Big Data para organização de dados e documentos

As tecnologias não param de chegar, e a verdade é que esse turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo, muitas vezes nos deixam um pouco perdidos, não é mesmo? O segredo é filtrar as informações, tentar entender o cenário e adequar-se a ele para não ficar para trás.

Bom, estamos aqui para te ajudar a filtrar as informações importantes e as tecnologias que você deve aderir para otimizar o seu negócio. Falaremos hoje de um conceito que vem sendo muito utilizado, principalmente com o advento da internet e evoluções tecnológicas: o Big Data.

O que é Big Data?

Trata-se da coleta, análise e interpretação de dados. O volume de dados é necessariamente grande. Somente assim é possível filtrar informações relevantes de acordo com as necessidades da Organização. Essas informações podem ser:

Estruturadas: numéricos

Não-estruturadas: textos, vídeos, áudios, etc.

O Big Data baseia-se em 5 Vs, sendo eles: valor, volume, velocidade, variedade e veracidade.

Este termo já existe há um bom tempo (antes mesmo da internet). Entretanto, com as tecnologias que temos hoje e a quantidade de dados que é gerado a todo o tempo, fez com que o termo se popularizasse. O volume de dados é importante, quanto mais informações melhor. Contudo, é o que você faz com essas informações que realmente importa.

É necessário saber filtrar o que é relevante. Com a quantidade de informações que são geradas a todo momento, fica difícil, certo? É por isso que hoje existem ferramentas que tornam possível resolver problemas, analisar dados e tomar decisões de maneira extremamente rápida e eficaz.

Big Data e a segurança de dados e documentos

Com esse “boom” de informações e todas as possibilidades trazidas com o uso do Big Data, surge também os riscos em relação a segurança das informações, certo? Manter a integridade das informações é uma necessidade de qualquer Organização.

Contudo, toda ameaça traz consigo uma oportunidade. Se por um lado, foram desenvolvidas tecnologias que responsáveis por popularizar o Big Data e torna-lo uma prática eficaz nas empresas, por outro também existem ferramentas disponíveis que servem para nos ajudar a manter os dados seguros e organizados.

Recentemente, falamos aqui no Blog sobre os benefícios de armazenar documentos na nuvem, essa é uma forma extremamente segura e recomendada para manter informações importantes em segurança.

Big Data e a gestão da qualidade

O Big Data possibilita que as Organizações tenham acesso a informações sobre possíveis riscos, perfis de consumidores, etc. Com isso, o desenvolvimento de estratégias torna-se não somente mais rápido, mas também mais eficaz.

As tomadas de decisões passam a ser mais ágeis, pois é possível identificar riscos, falhas e não conformidades de forma absurdamente rápida. É por isso que é essencial que haja profissionais aptos a identificar e interpretar essas informações. Não é um processo tão fácil, mas realmente vale muito a pena e gera benefícios essenciais para o time.

Além disso, o fato de poder ter tantas informações sobre os consumidores, é um facilitador para que seus desejos e necessidades sejam atendidos, e mais do que isso, antecipados.

O número de informações geradas cresce a todo momento, de forma exponencial. Saber o que fazer com essas informações é o que te deixa um passo a frente para competir no mercado. Se por um lado, esses dados nos dão a oportunidade de obter mais conhecimento e tomar atitudes de forma rápida e eficaz, por outro, quem não souber o que fazer com tudo isso, pode ficar para trás.

Estamos vivendo a era da tecnologia, a era da informação. É um cenário cheio de novidades, inovação e possibilidades. Muitas vezes fica difícil filtrar o que realmente é importante, mas saber como lidar com todas as novidades que surgem a todo momento, é o grande segredo para o sucesso. Bem-vindos a geração multitelas.

Se você gostou desse conteúdo, aprofunde ainda mais os seus conhecimento neste conteúdo sobre armazenamento em nuvem!