BENEFÍCIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA A EMPRESA

Falamos muito aqui em nosso blog sobre maneiras de melhorar a gestão da qualidade das empresas. A questão é: Qual o sentido de todo esse esforço? Quais são os benefícios que a gestão da qualidade traz para a empresa?

Os benefícios da gestão da qualidade para a empresa são inúmeros. Aliás, digo e repito que uma Organização com perspectiva de crescimento tem a obrigação de investir na gestão da qualidade.  Possuir padrões, permite que a equipe comece a distinguir os resultados bons dos ruins. A partir dessa percepção é possível garantir produtos/serviços de qualidade, além de identificar oportunidades de melhoria.

Torna-se um ciclo, onde naturalmente todos os colaboradores da Organização passam a praticar suas funções com mais comprometimento. As pessoas tendem a se esforçar mais quando possuem uma meta, um parâmetro.

A gestão da qualidade, através de suas diversas técnicas e ferramentas, tem a função de direcionar a equipe como um todo.

As pessoas passam a entender sua função como parte de algo maior, entendem que qualquer erro pode afetar todo o processo. É nesse momento que há uma quebra naquele pensamento “cada setor com a sua responsabilidade”. Pensamento que é substituído por “estamos todos em busca de um mesmo objetivo e cada detalhe possui extrema importância para o resultado final”.

Essa união, essa busca pelo atingimento de metas e a padronização dos processos, geram um ambiente muito mais produtivo. A união da equipe gera uma comunicação saudável, que possibilita melhoria contínua e inovação. A redução de custos é uma consequência de todo esse esforço.

O mais importante é que todos os benefícios internos, são os que geram os benefícios para o público-alvo. A maior produtividade e o envolvimento da equipe com a qualidade, permite entregar aos clientes um produto/serviço que possui grande valor. Esse é mais um fator que resulta em redução de custos para a empresa, já que fidelizar clientes é bem mais barato do que conquistar novos. Além do mais, clientes fiéis propagam a marca para outros consumidores.

Pensando em todos esses benefícios que a gestão da qualidade traz para a empresa como um todo, faz mais sentido todo o esforço e investimento, certo?

“Não são os grandes planos que dão certo. São os pequenos detalhes.” – Stephen Kanitz

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!