BENCHMARKING PARA A QUALIDADE

O Benchmarking é um processo que deve ser contínuo. Consiste em observar os métodos de outras empresas (ou até mesmo unidades diferentes da mesma organização) e compará-los. A fim de identificar pontos que podem ser utilizados para melhoria.

Com o Benchmarking torna-se possível utilizar-se de técnicas e estratégias que, comprovadamente, já deram certo. Isso gera economia de tempo, além de proporcionar uma garantia muito maior de alcance de bons resultados.

É claro que, para utilizar-se dessa ferramenta é necessário ter em mente que “cada caso é um caso”. Portanto, independentemente do quão perfeita seja a estratégia analisada, é muito provável que irá necessitar de adaptações para que funcione da mesma forma para a sua situação.

Para o sucesso do Benchmarking, é necessário que haja um planejamento cuidadoso acerca do que será analisado e comparado. A próxima etapa e colocar os planos em ação! Para isso é preciso ter uma equipe engajada e comprometida em implantar as mudanças e melhorias identificadas. Por fim, sempre falamos aqui sobre a importância mensurar os resultados obtidos. Afinal, somente assim é possível saber se as metas foram atingidas, além de identificar pontos de melhoria.

Essa ferramenta é fundamental para a qualidade e melhoria contínua. É simples de ser implantada, porém, requer atenção e cuidado para que seja aproveitada ao máximo. O Benchmarking gera na cultura organizacional uma equipe aberta a novas ideias e atenta ao mercado e às ações da concorrência.

Dessa maneira é possível aprimorar ações e estratégias que já sabemos que funciona. Assim, é possível estar sempre um passo à frente em qualidade e inovação. Uma boa dica para a elaboração do plano de ação é utilizar o módulo de ações do Software Qualis.

Sempre enfatizamos aqui, o quão importante é investir tempo em ferramentas que auxiliam o alcance de melhores resultados. O mercado está cada vez mais competitivo, é preciso entender isso para saber que melhorar e inovar continuamente é uma questão de sobrevivência.

Portanto, invista tempo implantando ferramentas e estratégias, ao invés de perdê-lo com ações mal planejadas.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!