Avaliação de Fornecedores

Com o aumento das opções de produtos e serviços disponíveis no mercado e maior exigência por parte dos clientes, as empresas estão muito mais criteriosas na hora de escolher seus fornecedores. Além disso, a terceirização de serviços tem se popularizado, principalmente nas empresas de grande porte que passam por muitos processos. Portanto, buscam soluções que permitem expandir as possibilidades de produção.

É essencial fazer uma avaliação minuciosa antes de fazer a escolha. Afinal, se o fornecedor em questão não entrega o serviço esperado para a empresa, a qualidade do produto final provavelmente será afetada. Com isso a marca é prejudicada por não atender as expectativas do cliente. A preocupação do consumidor não está em identificar a origem do erro, mas em ser bem atendido e receber um produto/serviço esperado. Assim, podemos notar que independente de quem é o responsável, a maior parte da responsabilidade sempre fica com a empresa que está diretamente relacionada com o cliente final.

Na busca pela melhor solução, há necessidade de passar por algumas etapas, são elas:

Qualificação do Fornecedor:

É o momento de pesquisar os fornecedores disponíveis no mercado. Analise os fatores decisivos e mensure qual deles irá atender o maior número de requisitos exigidos.

Avaliação do Fornecedor:

Após ter feito a escolha dos fornecedores, é necessário fazer avaliações periódicas para saber se a empresa está cumprindo com o prometido. Se está de fato, atendendo as necessidades, etc.

Avaliação de Produto:

Possui a mesma finalidade da avaliação de fornecedores, porém, com foco no produto/serviço. É necessário avaliar a qualidade, prazo de entrega, etc.

Para que haja maior eficácia nas etapas, é importante a utilização de um software que automatize essa gestão. Com o Qualis, é possível trabalhar de forma fácil e prática em todas as fases da escolha do fornecedor.

O Software possibilita o cadastro de todos os concorrentes, afim de fazer um comparativo. Desta forma mantem-se o histórico da qualificação. Dessa forma, caso algum fornecedor deixe de atender os requisitos, basta consultar no Qualis quais foram melhor avaliados anteriormente e fazer a escolha da solução mais adequada para substituir o fornecedor atual.

A avaliação periódica também se torna mais simples. O Qualis irá gerar as pendências quando tiver que fazer avaliação de determinado fornecedor. Também é possível destinar qual será o responsável por essas avaliações, podendo ser uma pessoa ou um setor.

Com as evoluções que estão ocorrendo constantemente no mercado, é primordial que as empresas invistam em práticas que possibilitem a melhoria contínua. Além de buscar diferenciais que chamem a atenção do consumidor. O primeiro passo para garantir a qualidade é escolher cuidadosamente quem serão os responsáveis pelas variadas fases de produção desses produtos/serviços.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!