Avaliação de Desempenho na Gestão da Qualidade

O Planejamento deve estar dentro daquilo que podemos executar

Está na hora de entendermos a importância dos recursos. No item 9 (Análise Crítica) da ISO 9001:2015 esse termo aparece duas vezes e não é à toa. Falamos tanto sobre a importância do planejamento, mas a verdade é que também é importante se ater a realidade a qual nos encontramos antes de planejar.

No item 9.3.2 da norma vemos a abordagem de “suficiência de recursos”. Neste ponto deve ser analisado se os recursos disponibilizados pela alta direção estão sendo suficientes para manter a eficácia do sistema de gestão da qualidade e seguir tudo conforme o planejado.

No item 9.3.3 é onde serão identificadas as oportunidades de melhoria, necessidade de mudanças e necessidade de recursos. Vemos novamente a importância dos “recursos”.

Onde quero chegar falando tudo isso? É que o melhor planejamento do mundo não servirá para nada se não for aplicada uma boa estratégia. Portanto, a primeira coisa a fazer é se perguntar:

  • Eu tenho os recursos necessários para realizar essa ação? (Ferramentas, mão de obra qualificada, um bom plano de ação, etc.)
  • Qual vai ser o investimento necessário?
  • Qual o prazo para a conclusão dessa ação?
  • Quem serão os envolvidos?

Com isso em mente, atenha-se as condições que a empresa se encontra, defina as prioridades e elabore metas que possam ser alcançadas. Elabore planejamentos pensando de forma estratégica.

Por isso os recursos são tão importantes. Para tirar as ideias do papel precisamos saber exatamente do que iremos precisar. Somente assim é possível dividir as tarefas, estabelecer um prazo e um investimento.

Além disso, é essencial que haja um programa de incentivo para que a equipe se sinta motivada e estabelecer um monitoramento periódico para acompanhar o a eficácia as ações implementadas.

Todo plano de sucesso depende de uma boa estratégia para que, de fato, tenha uma execução bem-sucedida.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!