Auditoria Interna é um Direcionador para a Gestão da Qualidade

Quando falamos em auditoria bate aquele desespero. Está na hora de as pessoas entenderem que a auditoria interna é um direcionador para a gestão da qualidade e não como uma ameaça.

As auditorias são imprescindíveis para manter o padrão dos procedimentos e para detectar possíveis erros e problemas, que muitas vezes passam despercebidos mas causam prejuízos no desempenho da equipe.

Os selos de qualidade são muito mais que simplesmente um “título comercial”. Estes são de suma importância para qualquer organização que preze pela qualidade de sua equipe e produtos/serviços oferecidos ao consumidor. A auditoria interna é feita por um funcionário da empresa, afim de analisar se os padrões da qualidade estão sendo seguidos.

Esse monitoramento é muito importante, pois prepara a equipe para a auditoria externa. Enquanto a auditoria interna serve para monitorar e corrigir possíveis erros, na auditoria externa não podem haver erros. A empresa só pode ser certificada e/ou re-certificada se todas as exigências estiverem sendo atendidas.

Com isso, percebemos que o auditor interno serve como um direcionador. Por exemplo: Se a equipe está com um número elevado de não conformidades em atraso, o auditor irá relatar isso para que a equipe se atente em não deixar que esse acúmulo ocorra novamente. Desta forma, além de ajudar na correção dos erros, o auditor também possibilita que a equipe coloque tudo em ordem antes da auditoria externa.

Podemos perceber que a auditoria não é algo para se temer. Pelo contrário, é algo que ajuda a empresa a seguir a direção correta para o sucesso. Seguir padrões não é nenhuma “burocracia”, mas sim ter organização e comprometimento com a qualidade.

A auditoria é muito mais do que uma análise de desempenho. É um estimulo para que ações e hábitos sejam corrigidos e aprimorados. Seguir um padrão possibilita a organização dentro da empresa. Isso faz com que a equipe trabalhe muito mais focada e empenhada.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!