auditoria externa

A auditoria externa da qualidade é a última fase do processo de certificação. Nesta etapa a empresa recebe um auditor, de um órgão certificador. Ele tem a função de verificar se a equipe está atendendo os padrões da norma sem que haja não conformidades.

A certificação possibilita que a empresa possua reconhecimento internacional de qualidade. As pequenas e médias empresas que buscam crescimento e reconhecimento estão cada vez mais cientes da importância de obter um selo de qualidade. Enquanto que as grandes empresas necessitam da certificação para se manter no mercado.

É de suma importância que a Organização tenha em mente que os requisitos da norma devem ser um hábito de trabalho da equipe. Desta forma, em tempos de auditoria tudo estará conforme e ninguém precisa entrar em pânico.

Afinal, ver a certificação apenas como um “rótulo de qualidade” é um pensamento que pode limitar a equipe e causar complicações nesse processo. Quando as coisas fluem naturalmente, tudo se torna mais simples.

Antes da auditoria externa, é realizada a auditoria interna que é realizada por alguém de dentro da empresa. Assim é possível identificar e corrigir todos os erros, de forma que na auditoria externa tudo corra conforme o planejado.

Quando uma empresa inclui a ISO nas metas da empresa, é necessário ter em mente que não é uma auditoria que a separa de um certificado, mas sim a falta de investimento na gestão da qualidade.

Portanto, é necessário elaborar um bom planejamento e incentivar os colaboradores a executar as ações necessárias. Com uma equipe integrada e empenhada, a certificação será apenas a “prova” do comprometimento da empresa em entregar serviços e produtos de qualidade aos clientes.

Entenda as auditorias como um processo de reconhecimento pelos esforços da equipe durante a implantação do sistema de gestão.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!