As 7 Ferramentas da Gestão da Qualidade

Veja quais são e porque devem ser utilizadas

Acredito que a maioria dos leitores aqui do Blog, no mínimo, já ouviram falar das 7 ferramentas da gestão da qualidade, certo? Bom, mas se você ainda tem dúvidas, não sabe quais são essas ferramentas, ou até mesmo, ainda não entendeu a importância de utilizá-las, agora você vai entender!

Vamos começar falando quais são elas:

HISTOGRAMA

Essa ferramenta tem como objetivo identificar a frequência com que determinados dados ocorrem.

Um exemplo simples para ficar mais claro: É realizada uma pesquisa com 100 clientes, perguntando qual o seu nível de satisfação com os serviços/produtos oferecidos, pede-se para que deem uma nota de 0 a 10. Neste caso, o histograma será utilizado para medir com que frequência os clientes deram determinada nota.

DIAGRAMA DE PARETO

Já ouviu falar que 20% dos erros ocasionam 80% dos defeitos? É nessa linha de raciocínio que entendemos o objetivo do Diagrama de Pareto. Otimize o tempo encontrando a causa raiz dos problemas, e elimine vários erros de uma só vez.

Falamos mais a fundo sobre essa ferramenta aqui!

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Essa ferramenta é utilizada para identificar as causas dos problemas. Com ela, todas as possíveis causas são analisadas para chegar até a raiz do problema. Dessa forma, evita-se que o mesmo erro/falha ocorra novamente.

Se quiser saber mais sobre o Diagrama de Ishikawa, veja esses conteúdos:

CARTA DE CONTROLE

Com a Carta de Controle é possível identificar se o processo está seguindo os padrões ou se há presença de alguma variável. Dessa forma, garante-se a tratativa dessas variáveis evitando maiores consequências. Quanto mais rápido corrigimos um erro, menores são os efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira o nosso conteúdo que fala sobre carta de controle na gestão da qualidade.

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

O fluxograma auxilia no entendimento dos processos diários. Com ele é possível identificar quais etapas estão gerando bons resultados e quais necessitam de melhorias. Dessa forma é possível traçar as melhores estratégias e otimizar os resultados.

Saiba mais sobre fluxograma aqui!

DIAGRAMA DE DISPERSÃO

A função do Diagrama de Dispersão é mostrar graficamente a relação entre duas variáveis. Assim é possível identificar o que ocorre com uma variável quando a outra sofre algum tipo de alteração.

O Diagrama de Dispersão é uma ferramenta essencial para a gestão da qualidade, entenda mais sobre ela clicando aqui.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO

Essa ferramenta visa a padronização da coleta de dados. Utilizando-a é possível economizar tempo, otimizar os resultados e eliminar retrabalhos.

Se quiser saber mais sobre a Folha de Verificação, clique aqui.

PORQUE É TÃO IMPORTANTE UTILIZAR AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE?

Se você busca a excelência na gestão da qualidade, então esse já é um ótimo argumento para utilizá-las.

Com essas ferramentas é possível otimizar o tempo de tomadas de decisões por meio de análise e monitoramento dos processos. Além disso, traçar estratégias para implantar melhorias e tratar não conformidades se torna uma tarefa muito mais simples com ferramentas que auxiliam a identificação das causas de erros/falhas.

Ah! É muito importante frisar que existem outras ferramentas que também são muito importantes para uma boa gestão. Dentre elas estão o brainstorming, 8D, benchmarking e por aí vai.

O importante é sempre buscar maneiras de melhorar e aprimorar os resultados. Ferramentas para isso é o que não falta, não é mesmo?