A TRAJETÓRIA DE JURAN NA QUALIDADE

Joseph Moses Juran

A trajetória de Juran na qualidade iniciou-se na “Western Electric Company”. Trabalhou lado a lado com Deming, durante Segunda Guerra Mundial. Este, queridos leitores, é um personagem importantíssimo quando falamos em sistema de gestão da qualidade.

A satisfação do cliente, para Juran, tinha de ser o foco dos esforços da equipe em uma Organização. Não é à toa que ele era reconhecido e muito procurado para prestar consultoria em grandes empresas, além de receber honras no Japão por seus livros. É, estamos falando de um precursor da gestão da qualidade.

Já ouviram falar sobre os três princípios impostos por Joseph Moses Juran? Então, vamos falar um pouco sobre isso, são eles:

  • PLANEJAMENTO

Já falamos muito aqui em nosso Blog sobre a importância do planejamento, e não é à toa. Afinal, objetivos e planejar como alcança-los é primordial para atingir os parâmetros de qualidade esperados pelos clientes. Juran enfatizou a importância dessa questão, e desde então, esse é um dos preceitos de uma boa gestão da qualidade.

  • CONTROLE DE QUALIDADE

CONTROLE, a palavra já diz tudo, né? Esse é o momento e analisar se tudo está saindo como o planejado. Deve-se observar se os resultados alcançados, são os esperados.

Como assim?

Na etapa do planejamento, são definidas as metas e o que deve ser feito para atingi-las, não é mesmo? Pois bem, agora é a hora de constatar se essas metas foram ou não alcançadas. Caso os resultados não sejam os esperados, é necessário identificar a causa e desenvolver ações que solucionem o problema.

  • MELHORIA DA QUALIDADE

No controle de qualidade identificamos os problemas e necessidades de mudanças, correções e/ou melhorias. A melhoria da qualidade trata-se de colocar as ações necessárias em prática. A verdade é que, mesmo que tudo saia como planejado, melhorar sempre é preciso. Entretanto, é necessário saber identificar as prioridades e estabelecer a melhor maneira de implantar novos métodos.

Para Juran, esses passos são importantes, pois é necessário ter total ciência da situação em que a empresa se encontra e onde ela quer chegar. Somente assim é possível medir o que está certo e o que precisa ser melhorado.

“Os membros de uma equipe vencedora lutam contra seus concorrentes. Os membros de uma equipe perdedora lutam entre si.” – Joseph Moses Juran

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!